• Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 11 // Ago // 2021
  • 17h34

Conselho Federal de Administração avalia Livramento como primeiro da Bahia no índice de Governança Municipal

O Índice de Governança Municipal (IGM) é uma ferramenta criada pelo Conselho Federal de Administração que permite medir a qualidade da gestão pública municipal. A proposta é que ele seja um referencial para os prefeitos elaborarem as políticas públicas dos municípios. O IGM-CFA é calculado com base nas três dimensões. Cada indicador contribui para formar a nota geral, ou seja, o município que consegue gerir suas finanças com base nas regras de boa gestão fiscal aplica as ferramentas de gestão com intuito de fortalecer o planejamento e a excelência nos processos e por fim faz boas entregas à sociedade, alcança uma boa nota no IGM-CFA. O IGM-CFA foi construído com base em uma cadeia de valor cujo objetivo final é a entrega de bens e serviços à população. Logo, a primeira dimensão é Finanças, pois trata da gestão fiscal dos recursos financeiros; em seguida temos Gestão, que trata de ferramentas e ações que facilitam o controle e planejamento dos recursos; e por último Desempenho, que mostra a entrega efetiva à sociedade. Para evitar distorções nos resultados, foi agrupado os 5.570 municípios brasileiros em 8 grupos com características socioeconômicas similares. A classificação utiliza os parâmetros de porte e renda per capita. Dessa forma, podemos comparar cidades que têm desafios e oportunidades semelhantes. O município de Livramento foi avaliado no Grupo 3 com municípios de 20.001 a 50 mil habitantes e PIB Per Capita até R$15.463, sendo que na Bahia ficou em 1º (primeiro) colocado e no Brasil em 61º (sexagésimo primeiro) colocado.

 

  • Foto: Jack Guez/AFP
  • 11 // Ago // 2021
  • 16h49

Aplicação de doses da Pfizer é temporariamente suspensa na Bahia por falta de seringas

A aplicação de doses da Pfizer, vacina contra a Covid-19, foi suspensa temporariamente na Bahia por falta de seringas. De acordo com a secretária interina de Saúde da Bahia, Tereza Paim, o Ministério da Saúde é responsável por enviar a vacina juntamente com o insumo. “Dessa vez a Pfizer não mandou as seringas junto. Esses insumos não vieram, portanto vamos esperar uma nova remessa”, explica. Na terça-feira (10), um novo lote com 215.280 doses de vacinas da Pfizer pousou no aeroporto de Salvador. Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), toda a carga seria destinada para primeira e segunda aplicação. Ainda de acordo com Tereza, foi feita uma requisição administrativa para as fábricas e os produtores das seringas, no entanto, não foi possível antecipar a compra, porque não tinha a proporcionalidade para licitação. A quantidade não foi detalhada pela secretária. “Esperamos que essa remessa venha logo e novas doses também. Queremos o avanço em termo de quantidade e de tempo, porque não podemos esperar. A maior parte da população tem que estar vacinada”, diz. A secretária ainda cita o fato da variante delta não estar circulando no estado. “Lembrando que a Bahia não tem a variante delta ainda e, portanto, estamos correndo para que isso não aconteça aqui”, salienta.

  • Foto: Divulgação
  • 11 // Ago // 2021
  • 15h59

Deputado Marquinho Viana leva obra de eletrificação para povoado de Iramaia

O deputado Marquinho Viana (PSB), esteve em audiência com o Secretário da Seinfra, Marcus Cavalcanti, que autorizou ao Diretor de Energia, Gilson, a implantação da eletrificação do povoado de Caba Fuma, obra 0564224, em Iramaia. A referida obra terá início até o final de agosto, com conclusão prevista para setembro deste ano, beneficiando as famílias da localidade.
 

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 11 // Ago // 2021
  • 15h38

Resultado do concurso público para policlínica em Serrinha é divulgado

A lista dos aprovados em 1ª chamada para os cargos públicos em Nível Médio e Superior do Quadro de Pessoal da Policlínica Regional de Saúde de Serrinha foi divulgada no Diário Oficial de Euclides da Cunha desta terça-feira (10/08). Os aprovados agora precisam comparecer durante os dias 11 a 13, e 16 e 17 de agosto na Rua Macário Ferreira, nº 517, para entregar os documentos necessários. O horário é das 8h às 12h e das 14h às 17h. Quem não comparecer neste prazo, perderá a vaga e será substituído. A previsão de inauguração da policlínica é para o dia 27 de agosto. A lista dos aprovados está neste link.

  • Foto: Reprodução
  • 11 // Ago // 2021
  • 15h26

Homem é preso por matar namorado da ex em Jacobina

Um homem de 21 anos foi capturado no bairro Serrinha, em Jacobina, e teve o mandado de prisão preventiva cumprido nesta terça-feirav(10/08). Ele é suspeito de ser autor do homicídio de Bruno de Jesus Lima no dia 23 de julho. A vítima estava em um bar em Catuaba quando um homem invadiu o local disparando. Segundo investigações, Bruno se relacionava com a ex do suspeito, que não aceitava o término nem o novo relacionamento dela. O suspeito está custodiado na delegacia de Jacobina e deverá ser transferido ao sistema prisional.

  • Foto: Polícia Federal
  • 11 // Ago // 2021
  • 11h45

PF combate fraudes em licitações e desvios de recursos públicos na Bahia

A Polícia Federal deflagrou hoje (11/8), em conjunto com a Controladoria Geral da União, a Operação Nefanda, visando combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos federais que deveriam ser empregados no enfrentamento da pandemia de Corona vírus. Apurou-se que o Município de Ilhéus/BA, mediante dispensa de licitação, contratou empresa sem capacidade técnica e operacional cabalmente demonstradas, cujo objeto social é “recreação e lazer”, para gerir abrigo de campanha destinado ao acolhimento de pacientes infectados com Covid-19. Referida empresa recebeu cerca de R$ 1,2 milhão para administrar o abrigo. Cerca de 35 policiais federais e 9 servidores da CGU estão cumprindo 9 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Ilhéus/BA e Itabuna/BA, todos eles expedidos pelo Tribunal Regional Federal 1ª Região. As investigações se iniciaram em novembro de 2020 e revelaram fortes indícios de fraudes no procedimento de dispensa de licitação que culminou na contratação da empresa, dentre os quais: ausência de detalhamento do objeto licitado, cotação fraudulenta de preços, direcionamento e início da execução do serviço que seria contratado antes mesmo do encerramento do procedimento de dispensa de licitação. Os investigados responderão pelos crimes de fraude a licitação (arts. 89 e 90 da Lei nº 8.666/93); estelionato (art. 171 do Código Penal); peculato (art. 312 do Código Penal), corrupção passiva (art. 317 do Código Penal), Falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal) e Associação Criminosa (art. 288 do Código Penal).

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 09 // Ago // 2021
  • 09h24

Municípios do sul e centro-sul baiano lideram casos ativos de Covid-19

Quatro municípios localizados no sul e centro-sul da Bahia lideram o número de casos ativos de Covid-19 do Estado: Itabuna, Guanambi, Vitória da Conquista e Eunápolis. Essas cidades são as únicas com mais de 100 infectados pelo coronavírus na Bahia. Em primeiro lugar aparece Itabuna, com 183 casos ativos da covid-19. Guanambi vem posteriormente com 153, seguido de Vitória da Conquista, com 142, e Eunápolis, com 121 contaminados pela covid-19, conforme informações publicadas pelo site Bahia Notícias. Além disso, fora da lista, a capital baiana aparece com 85 contaminados pela doença. Já no final da lista dos 10 municípios baianos com maior número de casos ativos pela covid-19 aparecem: Barreiras (77), Caculé (72), Porto Seguro (70), Luís Eduardo Magalhães (67) e Itaberaba (48).

  • Foto: Gazeta 5
  • 08 // Ago // 2021
  • 13h38

Mulher é estuprada e morta na zona rural de Paratinga

Uma mulher foi encontrada morta na zona rural de Paratinga, no norte da Bahia, no sábado (7). As informações são da Polícia Civil. Segundo a polícia, informações preliminares indicam que a vítima foi abusada sexualmente. A mulher foi encontrada com lesões na cabeça, entretanto, a polícia não divulgou como ela teria sido morta. Segundo a Polícia Militar, equipes foram acionadas após denúncias de um corpo encontrado na localidade de Macambira do Mucambo. Ainda de acordo com a polícia, um pedaço de madeira foi encontrado ao lado do corpo da vítima. Não há informações sobre autoria e motivação do crime. O caso será investigado pela Delegacia Territorial de Paratinga.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 08 // Ago // 2021
  • 13h04

Veículos de imprensa são impedidos de transmitir os festejos em louvor a Padroeira de Livramento

Os veículos de imprensa, Rádio Clube Mais, Rádio Portal Sudoeste, Blog Regional, Site Livramento Hoje e Lotus Produtora, foram impedidos de transmitir o festejo religioso em louvor a Nossa Senhora do Livramento. Um ofício foi encaminhado à Paróquia no dia (05/08) solicitando autorização para a transmissão dos festejos no mesmo modo que foi realizado em louvor ao Bom Jesus do Taquari. No dia (06/08), após não obter nenhum retorno, o Padre Jandir Silva dos Santos responsável pela Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, informou que a igreja não suportaria os veículos de comunicação por não haver espaço, porém o que causou estranheza foi a liberação para um outro veículo de comunicação do município realizar a transmissão inclusive com um telão na parte interna da igreja com os colaboradores da transmissão do mesmo, já que não havia espaço para os  meios de comunicação.

  • Foto: Divulgação
  • 04 // Ago // 2021
  • 11h32

Deputado Marquinho Viana agiliza investimentos para obras e serviços em Cordeiros

O deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhou na terça-feira (03.08), o prefeito de Cordeiros, Delci, e seu assessor, em audiências com o Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, com o Superintendente da SIT, Saulo, e o Secretário de Infraestrutura Hídrica, Leonardo Góes. quando cobraram investimentos em Sistemas de Abastecimento de Água na zona rural, e pavimentação asfáltica em diversas ruas do município.
 

  • Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
  • 04 // Ago // 2021
  • 10h53

Bebê de nove meses morre afogado em zona rural de Santa Maria da Vitória

Bombeiros militares do Núcleo de Mergulho do 17º GBM/Barreiras atuaram em apoio ao 20º GBM/Bom Jesus da Lapa, na busca do corpo de um bebê de 9 meses, no Povoado Barreiro da Canabrava, zona rural de Santa Maria da Vitória, na segunda-feira (02/08). A situação aconteceu domingo (01/08) no Rio Corrente. A informação é de que a vítima teria caído na água e submergido. Os pais estariam acampando na companhia do bebê, mas não conseguiram o socorro. O corpo foi localizado por volta das 22h, na noite da segunda-feira (02/08), a 35 km do local do afogamento, em Sítio do Mato. Após o dia inteiro de buscas, o corpo emergiu e foi encontrado por pescadores locais.

  • Foto: Divulgação
  • 04 // Ago // 2021
  • 10h39

Café do sudoeste recebe R$ 5 milhões em investimentos através do programa Bahia Produtiva

O município de Barra do Choça, situado a 27 quilômetros de Vitória da Conquista, tem altitude e temperatura ideais para a produção do café arábica, produção esta que tem ganhado visibilidade por sua qualidade. Responsável pela predominância da agricultura familiar na região, a Cooperbac – Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça, conta com apoio do projeto Bahia Produtiva, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR). De acordo com o presidente da Cooperbac, Johara Oliveira, a cooperativa nasceu em 2007 com o objetivo de ajudar os agricultores familiares a venderem o café produzido, agregando valor e tendo a sua própria marca. “Começamos com a industrialização terceirizada, instalamos a nossa unidade de torrefação, moagem e empacotamento de café, e, assim, demos início à industrialização do nosso próprio café, com qualidade garantida. Com o apoio do Bahia Produtiva, a gente consegue qualificar ainda mais a nossa unidade, com máquina de empacotamento a vácuo, além da instalação do laboratório de degustação de café”. Até 2017, a Cooperbac produzia 117 mil sacas de café por ano e incluía 150 famílias beneficiadas. Atualmente, produz 280 mil sacas de café, contando com 324 famílias associadas. A cooperativa já conta com quatro marcas registradas de café, e os cooperados chegam a receber renda mensal entre R$ 3 mil e R$ 8mil, cada um. O projeto Bahia Produtiva realizou não só a instalação de bens e equipamentos, mas há também a parte de gestão, capacitação dos agricultores e capacitação dos degustadores que atuam no laboratório, que é um dos maiores laboratórios de análise sensorial do Brasil.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 04 // Ago // 2021
  • 10h34

Governo anuncia nomeação de professores e nova convocação Reda na área da educação

O governador Rui Costa anunciou, durante a edição do Papo Correria desta terça-feira (3), a nomeação de 312 novos servidores da Educação, que será publicada no diário oficial (DOE) desta quinta-feira (5). Serão 277 professores e 35 coordenadores pedagógicos que foram convocados no dia 16 de junho de 2021. Segundo o governador, a posse acontece em até 30 dias, e até setembro, os professores e coordenadores pedagógicos deverão assumir as suas funções nas escolas. Com este quantitativo, o certame totalizará 2.630 docentes e 652 coordenadores nomeados. “Agora podemos ter um retorno seguro às aulas. No dia 9 volta o ensino fundamental, e por falar em escola, esta semana serão nomeados professores concursados da educação básica e coordenadores de Reda”, afirmou Rui. As informações sobre documentação e prazos estão no portal da educação (www.educacao.ba.gov.br). Na semana passada, a Secretaria da Educação do Estado convocou 214 professores da educação profissional e tecnológica do estado, aprovados também na seleção Reda. Os nomeados vão atuar em Salvador e em outros 26 municípios do Estado. São docentes das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, Filosofia, História, Inglês, Português, Matemática, Sociologia, Arte e Educação física. Os nomeados poderão tomar posse imediatamente. Os 277 professores e 35 coordenadores precisam comparecer à sede da Secretaria da Educação ou no Núcleo Territorial de Ensino (NTE), de acordo com o local onde vão atuar, no prazo máximo de 30 dias. Os professores e coordenadores vão atuar nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Caetité, Ribeira do Pombal, Seabra, Itabuna, Valença, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis, Jacobina, Serrinha, Amargosa, Juazeiro, Itaberaba, Senhor do Bonfim, Irecê, Itapetinga, Barreiras, Macaúbas, Ipirá, Jequié, Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa.