• Foto: reprodução/TV Bahia
  • 16 // Jan // 2021
  • 11h52

Quatro pessoas morrem e 20 ficam feridas em acidente com ônibus de turismo

Um acidente com um ônibus de turismo deixou quatro pessoas mortas e 20 feridas no trecho urbano da BR-135 na cidade de Barreiras, oeste da Bahia. O veículo saiu do município de Valença, no Piauí. Conforme a Polícia Militar, as vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Corpo de Bombeiros foi enviado ao local e contou com o apoio da PM para isolar a área e desviar o trânsito. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, os feridos foram socorridos para o Hospital Geral do Oeste e para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barreiras. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 16 // Jan // 2021
  • 10h46

Livramento: 46ª CIPM lança a Operação Adsumus em toda área rural de sua responsabilidade

A 46ª CIPM dará início neste sábado , (16), a "Operação Adsumus" em toda área rural de sua responsabilidade. Esta Operação tem como linha de ação rondas noturnas, nas zonas rurais dos municípios de atuação da Unidade Operacional, no intuito de fiscalizar o cumprimento dos Decretos que asseguram a prevenção contra a COVID-19, evitando festas, shows e aglomerações, assim como, abordagens a pessoas e veículos. Além das ações preventivas sanitárias, a 46ª CIPM objetiva também, conter o tráfico de drogas e outros crimes contra pessoas, veículos e estabelecimentos. A não divulgação dos horários e localidades visitadas pela Ronda policial é uma estratégia utilizada através do levantamento do Setor de Inteligência da 46ª CIPM e denúncias, via telefone, de moradores que desejam a manutenção da tranquilidade e paz social na zona rural.

  • Foto: Reprodução
  • 16 // Jan // 2021
  • 10h36

Governo prorroga até 30 de janeiro decreto que proíbe shows e aulas na Bahia

O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (16) e vale até o dia 30 de janeiro de 2021. O decreto proíbe ainda a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.

  • Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
  • 14 // Jan // 2021
  • 21h33

Ônibus de bandas Os Clones e Zezé Júnior são incendiados em Feira de Santana

Dois ônibus das bandas de arrocha Os Clones do Brasil e do cantor Zezé Júnior foram incendiados na madrugada desta quinta-feira (14) no Conjunto ACM, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Ninguém ficou ferido. Integrantes do grupo estimam prejuízo em torno de R$ 300 mil, já que além dos ônibus, instrumentos e equipamentos foram destruídos pelas chamas. Apesar dos trabalhos distintos, as bandas pertencem a mesma produtora e é essa empresa a dona dos ônibus que foram incendiados. Segundo o cantor Zezé Júnior, os veículos foram quitados após seis anos de trabalho e cerca de 40 pessoas integram as equipes das duas bandas. Os veículos estavam estacionados em uma rua próxima à residência dos músicos quando um homem encapuzado entrou em um dos ônibus. Em seguida, as chamas se iniciam. Câmeras de segurança em um imóvel próximo mostram a ação. Ainda não há detalhes sobre a identidade do suspeito. A empresa registrou a situação na Polícia Civil, que investigará o caso. Zezé disse que foi informado do incêndio por volta das 5h desta quinta-feira, quando foi avisado da situação pelo pai. Quando ele chegou ao local se deparou com os ônibus já destruídos pelas chamas. Segundo o cantor, os veículos sempre ficavam estacionados no mesmo local e nunca houve reclamação de vizinhos. O músico também destacou que nem ele, nem os integrantes da banda possuem desavenças com alguém que pudesse motivar a ação. "Os ônibus sempre ficaram no mesmo lugar e nunca aconteceu nada. Estavam parados há 10 meses, desde o início da pandemia. E não fazemos ideia de quem pode ter causado isso porque não temos problema pessoal, nem trabalhista com ninguém", afirmou o músico.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 13 // Jan // 2021
  • 17h38

Festas de carnaval serão proibidas na Bahia, afirma governador

Durante a passagem do comando-geral da PM, nesta quarta-feira (13), o governador Rui Costa foi questionado pela imprensa sobre a manutenção dos feriados nos dias de carnaval, no próximo mês de fevereiro. Ele respondeu que os dias seguirão normais, sem feriados, e que assim como foi feito no final de 2020, as festas serão coibidas e proibidas para evitar a aglomeração de pessoas e conseqüente disseminação do coronavírus.

  • Foto: Divulgação
  • 12 // Jan // 2021
  • 22h11

Taxa de eficácia geral da Coronavac é de 50,38%

A CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, tem eficácia geral de 50,38%. A informação foi dada nesta terça-feira (12) pelo governo de São Paulo. Na semana passada, o governo havia dito que a taxa de eficácia da vacina era de 78%. Mas isso se refere apenas à eficácia da vacina em relação a casos leves e que precisaram de alguma atenção médica. Esses resultados foram observados em estudos no Brasil realizados com profissionais da área da saúde, mais expostos ao vírus. Mas, quando são considerados também os casos leves e que não necessitaram de qualquer atendimento médico, a eficácia foi menor. “Outros estudos, de outros fabricantes, não incluíram casos de pessoas que tiveram dois dias de dor de cabeça, mesmo com resultado positivo de RT-PCR. Mas nós incluímos ”, disse Ricardo Palácios, diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan. A eficácia geral é medida, durante os testes da vacina, comparando-se a quantidade de todos os casos (leves, moderados ou graves) que foram registrados de covid-19 entre os voluntários que foram vacinados e os voluntários que receberam placebo. Ao longo do estudo de eficácia no Brasil, 252 voluntários tiveram covid-19, sendo que 85 deles haviam tomado vacina e 167, placebo (uma substância inócua). Dentre os voluntários no Brasil, 4.653 tomaram essa vacina e 4.599 tomaram placebo. A taxa de eficácia da CoronaVac está acima dos parâmetros mínimos exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A taxa mínima de eficácia de uma vacina recomendada é de 50% como parâmetro de proteção. Segundo o governo paulista, a taxa de eficácia foi mais baixa porque incluiu todos os casos de covid-19 relatados entre os voluntários, inclusive os casos leves. “A vacina consegue diminuir a intensidade da doença clínica em um ambiente de alta exposição. E esse efeito é maior quanto mais aumenta (a gravidade da doença)”, falou Palácios. 

  • Foto: Divulgação
  • 12 // Jan // 2021
  • 21h20

Coronel Paulo Coutinho é novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia

O governador do estado, Rui Costa (PT-BA), anunciou na tarde de segunda-feira, 11, em seu perfil nas redes sociais, a escolha do novo nome para ocupar o comando-geral da Polícia Militar na Bahia (PM-BA). Ele estava no posto de comandante de policiamento na Região Integrada de Segurança Pública Central, em Salvador, e substituirá o coronel Anselmo Brandão, que ficou no cargo por seis anos. "Quero fazer um comunicado nesta segunda-feira, dia 11, sobre a escolha do novo comandante da Polícia Militar: coronel Paulo Coutinho. Neste momento, quero agradecer toda a dedicação, trabalho e emprenho do coronel Anselmo (Brandão), que comandou a PM nos últimos seis anos", anunciou o gestor estadual. Durante seu pronunciamento nas redes sociais, Rui Costa ainda falou que a nomeação de Coutinho já será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça, 12. Na quarta, 13, está previsto para ocorrer a cerimônia de posse, no quartel da Cidade Baixa. "Amanhã será publicado no Diário Oficial a nomeação e, na quarta-feira, faremos a transmissão de posse lá do quartel na Cidade Baixa. Vamos seguir trabalhando duro, polícia Militar, Civil e Secretaria de Segurança para perseguir e alcançar nossas metas, melhorando nossos indicadores cada dia mais", complementou Rui. Natural de Recife, no Pernambuco, Paulo Coutinho possui uma experiência de 34 anos na PM-BA, tendo ingressado em 1986. Durante esse período, ele passou por diversas companhias e batalhões, onde chegou a comandar, inclusive, o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Coutinho ainda possui cursos de especialização e pós-graduação na área de segurança pública.

  • Foto: Reprodução
  • 12 // Jan // 2021
  • 21h08

Ford encerra a produção de veículos no Brasil e fecha fábricas

As fábricas da Ford em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e a da Troller, em Horizonte (CE) serão fechadas. De acordo com informações do G1,  a marca vai continuar vendendo carros no Brasil, mas apenas modelos importados. O anúncio foi feito pela empresa na segunda-feira (11). A empresa, que fechou 2020 como a quinta que mais vendeu carros no país, com 7,14% do mercado, continuará comercializando produtos no Brasil. Dentre as instalações atuais, será mantido o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, além do campo de provas e da sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo.

  • Foto: Arquivo/Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 12 // Jan // 2021
  • 20h40

Roubos a bancos fecham em queda pelo sexto ano consecutivo

O número de roubos a bancos na Bahia completou, em 2020, seis anos consecutivos com reduções. No ano passado, a polícia contabilizou 32 casos, enquanto, em 2019, foram registradas 49 ocorrências. A diminuição percentual foi de 34,7%. Os números dos últimos cinco anos refletem a queda acentuada. Em 2016 aconteceram 115 roubos, no ano seguinte foram registrados 108 casos, em 2018 a polícia computou 66 ataques a bancos, em 2019 investigou 49 crimes e, no ano passado, contabilizou 32 assaltos contra instituições financeiras. “É um trabalho de parceria total com a Polícia Militar e também com a PF. Conseguimos combater as organizações criminosas, mas a reincidência é um ponto importante a ser destacado. Nos ataques que presenciamos, nos meses de outubro e dezembro, prendemos um criminoso que, em abril de 2020, havia sido capturado com seis fuzis. É de grande urgência uma reforma nas nossas leis”, declarou o diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), delegado Marcelo Sansão.
 

  • Foto: Divulgação/SSP-BA
  • 12 // Jan // 2021
  • 20h18

Miliciano envolvido na morte de contraventor do RJ é preso na BA

Um miliciano envolvido na morte do contraventor Fernando Iggnácio de Miranda, no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro de 2020, foi capturado na tarde desta terça-feira (12), durante ação conjunta das polícias Civil e Militar da Bahia e do RJ. O criminoso estava escondido em uma pousada, na cidade baiana de Canavieiras, na região Sul do estado. Através de ações de inteligência e de uma ligação anônima para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), equipes da 6ª (Itabuna) e 7ª (Ilhéus) Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) e da 71ª CIPM localizaram o foragido da Justiça. Um outro homem encontrado com o miliciano também foi detido. A dupla foi encaminhada para a sede da 7ª Coorpin, na cidade de Ilhéus, onde a identificação humana do miliciano foi efetuada e o mandado de prisão cumprido. Após exames, no Departamento de Polícia Técnica (DPT), o miliciano ficará à disposição da polícia carioca. “Trabalhamos em parceria com as forças de segurança dos outros estados, visando sempre o combate ao crime organizado. As equipes de Ilhéus e Itabuna, com apoio da PM, vão apurar se o miliciano só se escondia, na Bahia, ou se praticava algum tipo de crime”, informou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis.
 

  • Foto: Governo de São Paulo
  • 11 // Jan // 2021
  • 09h43

Duas cidades da Bahia fecham acordo com o Butantan para produzir vacinas

Os municípios baianos de Vera Cruz e Mutuípe firmaram um acordo com o Instituto Butantan, de São Paulo, para garantir a compra da vacina CoronaVac, que imuniza contra o novo coronavírus. Outras três cidades baianas se articulam para pleitear o mesmo acordo: Salinas da Margarida, para a compra 10 mil doses; Itaberaba, 30 mil doses, e Amargosa, para mais de 12 mil doses. Salvador também planejava realizar a compra, mas o prefeito Bruno Reis (DEM) recuou após o governo federal anunciar a compra de 100 milhões de doses da vacina.

  • Foto: divulgação/Sriwijaya Air
  • 11 // Jan // 2021
  • 09h32

Encontrados corpos e destroços do Boeing 737 que caiu na Indonésia

As autoridades indonésias dizem ter encontrado o local onde caiu o Boeing 737, com 62 pessoas a bordo, após terem detectado um sinal proveniente do aparelho e localizado as caixas pretas da aeronave. Mergulhadores já encontraram objetos e partes de corpos no local. “Localizamos a posição das [duas] caixas pretas”, disse Soerjanto Tjahjanto, chefe do comitê de segurança que faz parte do Ministério dos Transportes da Indonésia. Centenas de funcionários dos serviços de socorro, da Marinha, quatro aviões e mais de uma dezena de navios com mergulhadores estão agora no mar à procura dos destroços. As autoridades esperam que “não demore muito tempo”. Um navio da Marinha “detectou um sinal do aparelho (…) e uma equipa de mergulhadores desceu e encontrou destroços e peças com números de identificação da aeronave, entre outros”, disse o comandante das Forças Armadas indonésias, Hadi Tjahjanto, citado em um comunicado do Ministério dos Transportes. A polícia indonésia tinha já anunciado que investigadores analisam objetos que se acredita serem destroços do avião, incluindo uma roda e aquilo que dizem ser parte da fuselagem da aeronave. Segundo um porta-voz da polícia de Jacarta, foram já recolhidos dois sacos de objetos por parte da equipe de busca e resgate. “O primeiro saco possuía pertences dos passageiros e o outro saco continha partes de corpos”, adiantou Yusri Yunus à estação Mero TV. “Ainda estamos identificando estas descobertas”.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 11 // Jan // 2021
  • 09h12

Eleitor tem até esta semana para justificar ausência no 1º turno

O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno das eleições municipais de novembro tem até esta semana para justificar a ausência. Caso o procedimento não seja realizado, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições. O prazo vence na quinta-feira (14) para quem faltou ao primeiro turno das eleições municipais 2020. Para o segundo turno, o limite é 28 de janeiro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS. O procedimento pode ser feito também pela internet, por meio do Sistema Justifica. Ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Em qualquer um dos casos, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta. Isso porque o RJE pode ser recusado pela Justiça Eleitoral, se a justificativa não for plausível ou se o formulário for preenchido com informações que não permitam identificar corretamente o eleitor, por exemplo. Se tiver o requerimento negado, para regularizar a situação o eleitor precisará pagar a mesma multa de quem perdeu o prazo para a justificativa. O valor da multa pode variar, de acordo com o estipulado pelo juízo de cada zona eleitoral. Existe a possibilidade de o eleitor solicitar isenção, se puder comprovar que não tem recursos para arcar com a penalidade. Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Ou seja, se não tiver votado no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência de cada um, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno. Nas eleições 2020 foi registrada abstenção recorde tanto no primeiro (23,14% do eleitorado) quanto no segundo (29,5%). Quando foram realizadas as votações, o Brasil tinha 147.918.483 eleitores aptos a votar.

  • Foto: Reprodução
  • 09 // Jan // 2021
  • 08h31

Distritos de Livramento tem decreto de situação de emergência por danos de estiagem

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, publicou no Diário Oficial de sexta-feira (8) o decreto nº 013/2021 que declara situação de emergência na microrregião dos distritos de Iguatemi, São Timóteo e Itanagé afetados pela estiagem. O documento informa que essas regiões não têm disponibilidade de água potável para consumo humano e muitas delas em decorrência dos danos derivados da referida estiagem, estão tendo que ser abastecidas com carros pipa. A prefeitura Municipal encaminhará cópias desse decreto a todos os órgãos  responsavéis para que medidas sejam adotadas.