• Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 19 // Mar // 2020
  • 21h38

Prefeito de Livramento adota medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo COVID-19

O prefeito de Livramento de Nossa Senhora publicou o Decreto nº 024-2020, que dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo COVID-19 (novo Coronavírus). Dentre as medidas estão: Ficam suspensas as atividades escolares em todas as unidades de ensino integrantes da rede pública e particular do município de Livramento de Nossa Senhora, pelo período de 30 dias a partir do dia 19 de março de 2020, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, ou estendido por prazo indeterminado. Fica suspensa a concessão de férias e licenças-prêmio para os profissionais que integram o quadro de servidores da rede municipal de saúde e outros setores estratégicos, podendo vir a ser suspensas as férias, em caso de agravamento da crise. Recomenda-se a população residente no município evitar viagens desnecessárias durante o período de pandemia, sobretudo tendo como destino cidades com caso suspeitos/confirmados do novo Coronavírus – COVID-19.Todo servidor municipal deve comunicar à sua chefia imediata qualquer viagem para os locais de risco, definidos pelo Ministério da Saúde ou OMS, e, quando do retorno, se apresentar a Secretaria Municipal de Saúde, para as medidas pertinentes. Suspensão parcial do acesso aos prédios da Administração Pública Municipal, evitando aglomerações, sem prejuízo de outros controles de acesso, e implementação de outros meios para disponibilização dos serviços públicos, sem comprometimento dos serviços básicos e essenciais aos munícipes. Fica suspensa pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, caso haja mudança do cenário epidemiológico que justifique tal medida, a realização de eventos coletivos/festivos, que impliquem em aglomeração de pessoas, realizados por órgãos ou entidades da Administração Pública direta, indireta, privados, com ou sem fins lucrativos, sob pena de responsabilidade civil, administrativa e criminal dos agentes organizadores. Recomenda-se a adoção de medidas educativas para se evitar a permanência desnecessária de pessoas nas feiras livres, sobretudo idosos e demais grupos de risco. Recomenda-se às funerárias organizar o fluxo de pessoas em velórios e ainda o fechamento das academias.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 19 // Mar // 2020
  • 21h26

Rui decreta situação de emergência no Estado; Suspenso atendimento em SACs de seis cidades

O Governo do Estado declara nesta quinta-feira (19), em decreto publicado no Diário Oficial (DOE), situação de emergência em todo o território baiano em virtude do coronavírus (Covid-19). Conforme o decreto, "a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença". Além das medidas de combate ao coronavírus já anunciadas pelo Governo do Estado, como a suspensão do transporte coletivo intermunicipal público e privado, o decreto determina a suspensão, a partir de segunda-feira (23), dos atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Salvador, Feira de Santana, Prado, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Simões Filho. Também fica autorizada pelo decreto a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito de suas competências, para empregar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. *Produtos médicos* Outro decreto também publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (19) determina a requisição administrativa de bens e serviços, como máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção, luvas, aventais hospitalares, óculos de proteção e antissépticos para higienização. Este decreto tem prazo de 180 dias e pode ser prorrogado.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 19 // Mar // 2020
  • 07h15

Livramento: Major Vandilson deixa o comando da 46ª CIPM; Major Cleise Delfino assume

No comando da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar – Livramento - desde novembro de 2018, o Major Vandilson Santos Araújo foi exonerado pelo Governador do Estado, Rui Costa (PT) do cargo de Comandante de Companhia Independente, símbolo DAS-3, da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar - Livramento. Major Vandilson Araújo foi nomeado novo Comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar – Itapetinga. Para assumir o comando da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar, o Governador do Estado nomeou a Major PM Cleise Delfino da Costa, que já atuou bastante tempo como Subcomandante da mesma Companhia. A decisão foi  publicada no Diário oficial do Estado desta quarta-feira (18).

 

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 18 // Mar // 2020
  • 13h41

Resultado de exame do primeiro caso suspeito de Coronavírus em Livramento deu negativo

Um caso suspeito do Novo Coronavírus (COVID-19) em Livramento de Nossa Senhora deu teste negativo. A informação foi dada pelo secretário de saúde, Gerardo Júnior, durante uma entrevista numa emissora de rádio. Desde a última semana, foi enviado ao LACEN em Salvador o material coletado, secreção nasal e orofaringe do paciente com o caso suspeito, os exames tiveram resultado negativo. A secretaria de saúde reforça as ações de prevenção e pede a população para se prevenir com a higienização das mãos, evitar aglomerações, UPAs e hospitais, eventos festivos religiosos e viagens sem necessidade.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 18 // Mar // 2020
  • 12h33

Prefeitura de Livramento pavimenta ruas no Bairro Santa Cruz

A prefeitura de Livramento de Nossa Senhora esta realizando pavimentação em paralelepípedos no Bairro Santa Cruz, a exemplo da rua Arquimino Machado. De acordo com informações, os serviços estão sendo executados com recursos próprios do município. A administração do prefeito Ricardo Ribeiro já concluiu a pavimentação dos Bairros Santa Terezinha e algumas ruas no Bairro Estocada, recentemente a administração iniciou os serviços de terraplanagem para aplicação do asfalto no Bairro Benito Gama.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 18 // Mar // 2020
  • 12h24

Livramento: TJ-BA suspende audiências e atendimento presencial por 14 dias

O Tribunal de Justiça da Bahia, suspendeu as audiências e atendimento presencial na comarca de Livramento de Nossa Senhora através do Decreto Judiciário nº 211, de 16 de março de 2020, de autoria do Presidente do TJ-BA, Des. Lourival Almeida Trindade, que estabelece novas medidas de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19). De acordo com o Portal Livramento, em seu artigo 7º, o decreto suspendeu temporariamente o atendimento presencial do público externo nas serventias do Poder Judiciário, de 1º e 2º graus, bem como nas unidades administrativas. Já o artigo 9º suspendeu as audiências e sessões de julgamentos do Primeiro Grau de Jurisdição, inclusive dos Tribunais do Juri, que não possam ser realizadas por meio virtual, pelo período de 14 (quatorze) dias, podendo ser revisto o prazo no curso da suspensão. O decreto esta disponível no site do TJ-BA.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 18 // Mar // 2020
  • 12h20

Livramento: 101ª Zona Eleitoral suspende atendimento ao público

A 101ª Zona Eleitoral de Livramento de Nossa Senhora, suspendeu na terça-feira (17), o atendimento ao público por 15 dias, devido aos casos do Novo Coronavírus no Brasil. O TRE-BA publicou a Portaria n° 105/2020, que estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19). A medida leva em consideração a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

  • Foto: Reprodução
  • 18 // Mar // 2020
  • 12h11

Bahia confirma 18 casos do Novo Coronavírus (Covid-19)

O Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen) confirmou o diagnóstico de  quatro novos casos do novo coronavírus (Covid-19). Os pacientes são residentes em Salvador e tem histórico de viagem ao exterior ou contato com pessoas com diagnóstico positivo para o Covid-19. Segue abaixo o perfil dos pacientes:

- Homem, 64 anos, com histórico de viagem pela Tailândia. Segue internado, evoluindo bem;
- Homem, 50 anos, com histórico de contato com paciente vindo dos Estados Unidos. Segue internado, evoluindo bem;
- Homem, 43 anos, com histórico de contato com paciente diagnosticado para Covid-19;
- Mulher, 71 anos, com histórico de viagem pela Espanha e Portugal. Segue internada, evoluindo bem;

De janeiro até às 11 horas desta quarta-feira (18), a Bahia registrou 671 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 18 confirmados nos municípios de Salvador (9), Feira de Santana (5), Porto Seguro (3) e Prado (1). Outros 278 aguardam análise laboratorial e os demais foram descartados. No total, 46 municípios fizeram notificação. Até o momento não há registro de transmissão comunitária. Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Diferente do divulgado anteriormente, a ficha de notificação foi retificada, e não há médicos dentre os casos confirmados. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17 horas de quarta-feira (18). É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital. Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar. Outras informações podem ser obtidas no link: www.saude.ba.gov.br/coronavirus. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

  • Foto: Divulgação
  • 18 // Mar // 2020
  • 12h01

Deputado Marquinho Viana acompanha Rui Costa no município de Brumado

O deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhou o governador Rui Costa na visita ao município de Brumado, quando o Chefe do Executivo estadual autorizou o início das obras de construção da Policlínica de Saúde Regional. Estiveram presentes diversos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas.

  • Foto: Divulgação
  • 18 // Mar // 2020
  • 12h01

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 18 // Mar // 2020
  • 11h34

Rui Costa anuncia fechamento das escolas em todo o estado

O governador Rui Costa anunciou na manhã desta quarta-feira (18), a suspensão de aulas nas escolas estaduais e da rede privada em todos os municípios da Bahia, a partir desta quinta-feira (19). A decisão foi informada durante visita de inspeção às instalações do Hospital Espanhol. Outra medida é a suspensão de transporte intermunicipal de e para as cidades com casos confirmados: Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Prado. Esta medida passa a valer a partir da zero hora de sexta-feira, 20. A decisão inclui as vans. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus do Covid-19. Penalidades para quem desobedecer as novas regras podem chegar à prisão.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 16 // Mar // 2020
  • 23h03

Coronavírus: bancos prorrogam pagamento de boletos por até 60 dias

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) anunciou nesta segunda-feira (16) que os cinco maiores bancos associados, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander, decidiram prorrogar o pagamento de boletos de Clientes Pessoas Físicas e Micro e Pequenas empresas. A prorrogação de 60 dias aconteceu, de acordo com nota da Febraban, por causa do coronavírus. “A Rede Bancária e seus canais de atendimento ficarão à disposição do público e prontos para apoiar todos os que estejam enfrentando dificuldades momentâneas em função do atual contexto”, diz a nota.

  • Foto: Reprodução | Whatsapp
  • 16 // Mar // 2020
  • 22h37

Homem morre após ser atingido por veículo na BA-148 entre Livramento e Dom Basílio

Na noite do último domingo (15), a Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora 46ª CIPM foi acionada para averiguar um acidente de trânsito ocorrido na BA 148, entrada do Povoado dos Morrinhos. No local a guarnição sinalizou, isolou a área  até a chegada da Polícia Rodoviária Estadual para o registro do acidente, bem como da Polícia Civil para a perícia e medidas de praxe. Segundo testemunhas, um menor de idade estava conduzindo um Fiat Palio, cor cinza, quando em ultrapassagem atingiu Milton Malheiro Araújo, que estava conduzindo uma moto Honda/CB 300r, cor vermelha. Na colisão o carro capotou atingindo outro veículo, um caminhão Volvo/ VW 260, cor prata. Malton Malheiro Araújo faleceu no local, óbito constatado pelo médico plantonista do Samu 192. O menor condutor do veículo Fiat Palio foi encontrado no hospital municipal da cidade de Dom Basílio, sendo conduzido para a delegacia de Livramento de Nossa Senhora pela guarnição de Dom Basílio para as adoção das medidas cabíveis.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 16 // Mar // 2020
  • 22h32

Coronel diz que não vai ceder a intimidações por causa de CPI das Fake News

O senador Angelo Coronel (PSD-BA), presidente da CPI Mista das Fake News, afirmou que não cederá às intimidações para mudar sua forma de trabalho no colegiado. No último dia 9, a fazenda do parlamentar em Coração de Maria foi invadida por um homem que jurou matar o senador. O invasor foi detido pela Polícia Militar, depois de ser descoberto pelo caseiro. Não houve feridos na ação. O homem foi levado para o Hospital de Custódia e Tratamento (HCT) da Bahia. Coronel evitou associar o caso diretamente às investigações da CPI, mas afirmou que manterá sua forma de condução do colegiado. “Estou tranquilo. Nada dessas ações me intimida a respeito de tocar à frente, com isenção, como magistrado, as investigações que estamos fazendo”, disse o senador à Agência Senado. Senadores membros da CPI Mista das Fake News se solidarizaram com Coronel nas redes sociais. Humberto Costa (PT-PE) se disse aliviado por nada ter acontecido ao presidente do colegiado. Jean Paul Prates (PT-RN), suplente da comissão, disse que a intimidação e a mentira não irão prevalecer.