• (Foto: Bahia Verdade)
  • 19 // Dez // 2016
  • 09h12

Mundo: Itamaraty condena ataque terrorista na Turquia

O Ministério das Relações Exteriores divulgou no último domingo (18) uma nota pública condenando o ataque terrorista que matou 14 pessoas na Turquia. “O governo brasileiro condena o atentado terrorista que causou a morte de 14 pessoas e feriu dezenas de outras, nos arredores da Universidade de Kayseri, na Turquia, em 17 de dezembro”, diz o texto. O Itamaraty ressalta ainda que “ao manifestar condolências e solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao governo da Turquia, o governo brasileiro reitera seu veemente repúdio a todo ato de terrorismo, qualquer que seja sua motivação”. O atentando foi praticado por meio da explosão de um carro-bomba perto da universidade. O ato deixou, além dos 14 mortos, pelo menos 48 pessoas feridas segundo informações do Exército Turco. "O carro-bomba foi ativado por um homem suicida", disse o governador local, Suleyman Kamci. O mecanismo de explosão foi ativado próximo a um ônibus que estava estacionado no local. As informações são da Agência Ansa. A autoridade turca para a comunicação (Rtuk) impôs censura temporária ao atentado, proibindo fotos além das oficiais ou gravação de vídeos no local. Esse tipo de medida é adotado, geralmente, em ataques terroristas. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) de ser o autor da ação.

  • (Foto: Divulgação)
  • 19 // Dez // 2016
  • 08h59
Por Agência Brasil

Dezembro tem cor laranja para conscientizar sobre câncer de pele

elo terceiro ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha Dezembro Laranja. Diante da chegada do verão, a proposta é conscientizar a população sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer de pele. Para participar, basta acessar o site da campanha e compartilhar o conteúdo nas redes sociais, utilizando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. Também é possível alterar a foto de perfil no Facebook e no Twitter usando o aplicativo da campanha. De acordo com a Sociedade de Dermatologia, o diagnóstico precoce do câncer de pele é fundamental para o sucesso do tratamento. A campanha reforça, portanto, a necessidade das chamadas atitudes fotoprotetoras de fácil execução no dia a dia do brasileiro. Diversos pontos turísticos e monumentos em todo o país ganharam iluminação especial com a cor da campanha em pontos centrais das cidades no intuito de reforçar que o câncer da pele pode ser prevenido. No Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar foi o primeiro monumento a abraçar a causa. No último dia 1º, além de se “vestir” de laranja, o local recebeu artistas, médicos e outros convidados para o lançamento da campanha, que contou com a presença da bateria da Escola de Samba Portela. O Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, a Pinacoteca Benedicto Calixto, em São Paulo, a Ponte Newton Navarro, no Rio Grande do Norte e o estádio Beira Rio, no Rio Grande do Sul também se uniram no combate ao câncer da pele durante o Dezembro Laranja. O mascote Super Protetor é a estrela de um desenho animado lançado pela SBD para disseminar o Dezembro Laranja de forma descontraída e consciente a adultos e crianças. Ele tem como armas de proteção capa, óculos escuros e protetor solar, além de um relógio para avisá-lo qual o melhor horário para tomar banho de sol. O desenho aborda situações do cotidiano e reforça a necessidade de fotoproteção no dia a dia, principalmente entre crianças e adolescentes. A entidade alerta que os efeitos nocivos do sol estão diretamente relacionados a intensidade da exposição solar desde a infância, sendo cumulativos e irreversíveis. Em 2016, a SBD, junto com o DataFolha, divulgou pesquisa inédita que imprime a radiografia do hábito de exposição solar do brasileiro. O estudo traz dados considerados alarmantes pelos dermatologistas: - 106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos

- 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia

- 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago

Dados do Instituto Nacional de Câncer estimam que, em 2016, foram contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos de câncer registrados no país são os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. Já a Organização Mundial da Saúde prevê que, no ano 2030, haverá no mundo 27 milhões de casos novos de câncer, com 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.

  • (Foto: Reprodução)
  • 17 // Dez // 2016
  • 08h42

Bandidos invadem cidade, arrombam bancos e levam dinheiro em Itagi

A madrugada desse sábado (17) foi de muita tensão no município de Itagi. De acordo com informações preliminares, cerca de dez bandidos fortemente armados e divididos em dois veículos invadiram a cidade, arrombaram com explosivos as agências do Banco do Brasil e Bradesco, explodiram alguns caixas eletrônicos e levaram uma quantia de dinheiro ainda não declarada. O Batalhão local da Polícia Militar e a delegacia do município foram alvos dos criminosos. De acordo com site Giro em Ipiaú, eles atiram nos imóveis para impedir a reação das autoridades policiais. A ação ocorreu por volta das 03h da madrugada. Guarnições da PM realizam buscas na região. Não há informação sobre refém. Renault Sandero, placa PJC-8357, foi encontrado abandonado em um local na zona rural conhecido como "Herdeiros". Até o fechamento dessa matéria, nenhum suspeito tinha sido preso.


  • (Foto: Reprodução)
  • 17 // Dez // 2016
  • 08h42

  • (Foto: Divulgação | Policia Civil)
  • 16 // Dez // 2016
  • 15h57

Equipe da 20ª Coorpin de Brumado prenderam assaltantes de ônibus em Salvador

Matheus Santos Farias, de 19 anos, e Mateus Santos Tavares da Silva, 20, foram presos, na manhã desta sexta-feira (16), minutos depois de assaltarem os passageiros de um coletivo da empresa Consórcio Salvador Norte (CSN), que acabara de deixar a Estação da Lapa. Com a dupla, as equipes da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Brumado, e do Grupo de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC) recuperaram cinco celulares roubados e apreenderam o simulacro de arma de fogo utilizado para abordar das vítimas. Os policiais da 20ª Coorpin e do GERRC passavam pelo local, quando foram informados do assalto pelas próprias vítimas e, rapidamente, iniciaram diligências. A dupla foi localizada ainda nas proximidades da Estação da Lapa. Matheus e Mateus foram autuados em flagrante por roubo e encaminhados ao Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF), na Avenida ACM. Ambos já possuem antecedentes por assaltos a ônibus. Os pertences das vítimas já foram devolvidos. 

  • (Foto: Divulgação | Policia Civil)
  • 16 // Dez // 2016
  • 15h57

  • (Foto: Bahia Verdade)
  • 16 // Dez // 2016
  • 15h29

WhatsApp finalmente vai deixar você apagar mensagens já enviadas

Uma nova versão do aplicativo WhatsApp liberada para testadores do sistema iOs trouxe uma nova função que é esperada por muitos usuários: a de remover uma mensagem já enviada. A ferramenta é um auxílio para o envio de mensagens por engano ou mesmo para os casos de arrependimento. A informação foi publicada no perfil de testadores do aplicativo, ‘WABetaInfo’. De acordo com o mecanismo presente na versão 2.17.1.869, o usuário pode apagar de maneira remota (do seu smartphone) o conteúdo enviado, mesmo que o destinatário já tenha lido. No entanto, o rastro de envio permanece e no lugar aparece a informação ‘o remetente anulou a mensagem’. Outra novidade do aplicativo beta é a possibilidade de editar uma mensagem que já foi enviada. Tal mecanismo já existe em aplicativos concorrentes como o Telegram. Ao que tudo indica, as novidades que já estão em teste devem chegar na plataforma para todos os usuários. No entanto, ainda não há data definida.

  • 16 // Dez // 2016
  • 13h50

Malafaia é alvo de condução coercitiva em operação da Polícia Federal

O pastor Silas Malafaia é um dos alvos da Operação Timóteo, deflagrada nesta sexta-feira (16) pela Polícia Federal. A investigação mira uma organização criminosa suspeita de corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral. De acordo com a Folha, Malafaia foi alvo de condução coercitiva, por supostamente ter participado da lavagem de dinheiro e ter recebido valores do principal escritório de advocacia responsável pelo esquema e emprestar contas da sua instituição para ajudar a ocultar dinheiro. Malafaia é pastor da Assembleia de Deus. 

  • (Foto: Bahia Verdade)
  • 16 // Dez // 2016
  • 12h26

Prefeito de Livramento vai entregar várias obras finalizadas neste sábado (17)

O Prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Cesar Cardoso de Azevedo (PMDB), convida toda a população Livramentense para participar neste sábado (17), de uma serie de inaugurações. A programação terá inicio as 09h00 da manhã com a entrega da Creche Municipal Raquel Tanajura e entrega das casas do programa ‘Minha Casa Minha vida’, no Bairro Benito Gama. Logo em seguida o Prefeito Paulo Azevedo, irá entregar o novo aterro simplificado de Livramento, ás 10h00 da manhã. No mesmo dia ás 11h00, o Prefeito irá inaugurar a Escola de Tabuleiro.

  • (Foto: Bahia Verdade)
  • 15 // Dez // 2016
  • 23h48
Por Bahia Verdade

Homem é morto a tiros dentro de lanchonete em Livramento

Um homem identificado como Raimundo Alves Viana o ‘Mundinha’, foi morto a tiros dentro de uma Lanchonete na noite desta quinta-feira (15), em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações da PM passadas ao Bahia Verdade, dois homens abordo de uma Honda POP 100, entraram no estabelecimento que fica situado na Praça João Marques de Oliveira ‘Praça do Bradesco’ e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima que morreu na hora.  Após o crime, a dupla fugiu tomando destino ignorado. A motivação do crime ainda é desconhecida, porém a vitima teria envolvimento com tráfico de drogas na cidade. Em janeiro deste ano Raimundo foi preso juntamente com uma mulher, na ocasião a polícia encontrou em sua residência, cocaína, celulares, relógios e uma motocicleta. Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito foi identificado. O corpo será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Brumado. A Polícia Civil vai investigar o crime.

  • (Foto: Bahia Verdade)
  • 15 // Dez // 2016
  • 20h44
Por G1

Comissão de Ética aprova 'censura pública' a Geddel por episódio da obra em Salvador

missão de Ética Pública da Presidência da República aprovou nesta quinta-feira (15) uma "censura pública" ao ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima por conta do episódio no qual ele pressionou um colega do primeiro escalão a liberar uma obra em Salvador. A censura ética é punição máxima que pode ser aplicada pela Comissão de Ética a um servidor que já deixou a administração pública. A medida funciona como uma mancha no currículo do funcionário público. Na reunião desta quinta na qual foi definida a censura pública a Geddel, os seis conselheiros do colegiado aprovaram, por unanimidade, o parecer do relator do caso, Marcelo Figueiredo, que concluiu que o ex0ministro violou o Código de Conduta da Alta Administração Federal ao se utilizar do cargo para defender interesses privados. De acordo com a comissão, Geddel já foi comunicado da repreensão pública. Além disso, o relatório aprovado foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) para que os procuradores da República analisem se o ex-ministro, além de infringir normas éticas, praticou crimes transgredindo leis da área penal, cível ou administrativa. Geddel foi acusado no mês passado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de tê-lo pressionado para desembargar um empreendimento barrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão subordinado ao Ministério da Cultura. Sentindo-se pressionado, Calero pediu demissão do governo e denunciou a história. Até então considerado um dos homens fortes do presidente Michel Temer, Geddel acabou pedindo demissão por conta da repercussão política do caso, que chegou ao gabinete presidencial. A censura não tem nenhum efeito prático na carreira do ex-ministro. Segundo a comissão, a repreensão serve apenas como uma advertência aos governantes de que houve uma situação de conflito de interesses no período em que Geddel exerceu uma atividade na administração pública. O relator ponderou em seu voto que o ex-titular da articulação política não respeitou as regras nem o decoro exigido de um ministro. "Analisamos a conduta e o diálogo envolvendo a compra do apartamento na Bahia. Verificamos que o ex-ministro não se pautou pelos padrões éticos exigidos pelo código ao defender e gerir interesses privados contrariando o interesse público", declarou Figueiredo.

  • (Foto: Bahia Verdade)
  • 15 // Dez // 2016
  • 19h55

Congresso aprova Orçamento para 2017, com salário mínimo de R$ 945,80

Em uma votação relâmpago, o plenário do Congresso Nacional aprovou há pouco o Orçamento Geral da União para 2017, que fixa os gastos federais em R$ 3,5 trilhões e estabelece o salário mínimo de R$ 945,80 para o próximo ano. Com a aprovação, o texto segue agora para sanção presidencial. A votação do Orçamento foi possível após um acordo entre o governo e partidos da oposição. Pelo acordo, antes de aprovar a proposta orçamentária, os congressistas analisaram e votaram nove vetos presidenciais que trancavam a pauta. Pelo acordo, seis foram mantidos. Os três restantes foram derrubados. O primeiro restabelece a previsão de adicional de insalubridade para agentes comunitários de saúde; o segundo trata da repactuação de dívidas do (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o terceiro, da criação do Programa de Fomento às Atividades Produtivas de Pequeno Porte Urbanas. Após a análise dos vetos, o plenário do Congresso aprovou em bloco 33 projetos de lei com abertura de crédito suplementar para diversos órgãos públicos e dois projetos de resolução. Esse é o primeiro Orçamento elaborado pelo Congresso com a regra do teto de gastos públicos, prevista em emenda constitucional promulgada na manhã desta quinta-feira. O Orçamento estima em 1,3% o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas em um país) e em 4,8% a inflação. A taxa Selic prevista é 12,11%, enquanto o câmbio médio foi projetado para R$ 3,43 por dólar. A proposta determina ainda que as despesas com juros e amortização da dívida pública consumirão R$ 1,7 trilhão. Segundo o texto, R$ 306,9 bilhões serão destinados ao pagamento de pessoal na esfera federal, R$ 90 bilhões vão para investimentos das estatais e R$ 58,3 bilhões para investimentos com recursos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social. Essa última dotação subiu R$ 19 bilhões em relação à proposta original. O aumento decorreu de emendas de deputados e senadores às despesas de 2017.

  • (Foto: Divulgação)
  • 15 // Dez // 2016
  • 17h23
Por Bahia Verdade

Vem aí Maracubom Indoor 12 anos, essa é a sua praia

Anseios pelo fim do ano, cidade cheia, férias, gente bonita e muito mais são requisitos ideais para um mega evento e esse evento tem nome: Maracubom! O êxito é a capacidade de transformar facilmente os desejos em realidade. Pensando sempre em agradar o público o Evento Maracubom vem trazendo o que há de melhor no ramo de entretenimento. Encaminhando para  12 anos de sucesso o evento que possui excesso de popularidade em toda região trará grandes atrações para a cidade de Livramento de Nossa Senhora – Ba, no dia 25 - Dezembro -2016, Parangolé, Marcia Fellipe  e  Eline Martins prometem fortalecer com muita adrenalina essa mega festa que todos almejam. Afinal de contas esses 12 anos merecem uma comemoração em alto estilo e você não pode ficar de fora dessa! 

Essa é a sua praia...

Pista R$50,00
Meia pista R$25,00
Camarote open (cerveja - água- Refri) R$100,00


Pontos de vendas: Luma Modas | Beijo Frio Celline | Sofia Comissária

Pontos: Brumado bar do Rey


Paramirim - Rosana 77 99951-7103


Conquista - vivo (Shopping Conquista Sul)

REALIZAÇÃO: Janete Meira

  • (Foto: Divulgação | Policia Militar)
  • 15 // Dez // 2016
  • 16h05

PM prende policiais militares envolvidos em sequestro

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do 12º Batalhão/Camaçari, prendeu três policiais militares envolvidos em um sequestro, que estavam acompanhados de um comparsa civil, na madrugada desta quinta-feira (15). Com a quadrilha foram apreendidas seis pistolas, a quantia exigida no resgate, munições de diversos calibres. A prisão ocorreu após acionamento do Bope sobre um sequestro que estaria em andamento. A unidade fez contato com policiais militares do 12º Batalhão, que apoiaram a ação, e verificou a procedência da denúncia. Segundo informações, o pai da vítima teria pago o resgate em dinheiro, carro e aparelho de som automotivo no posto de gasolina na Cetrel e os criminosos teriam fugido pela Estrada do Coco, sentido Salvador. Os policiais militares do Bope iniciaram as diligências na Estrada Coco, onde foi montado um ponto de bloqueio antes do pedágio. No momento em que os carros entraram nas baias foram realizadas as abordagens e os quatro criminosos foram presos. Embora tenha sido exigida pela quadrilha a quantia de R$ 300 mil para o resgate, o pai da vítima pagou R$ 18 mil, entregou um carro da marca Kia do modelo Cerato e um som automotivo. Os autores foram flagrados com o valor pago no resgate, o veículo, som automotivo e seis pistolas dos calibres 45, 380, 40 (este último tipo de calibre é utilizado pela PMBA). Além das armas de fogo, foram apreendidas 271 munições dos calibres 40, 45, 380, 12 e 16. Com a quadrilha a PM apreendeu ainda nove celulares, duas algemas, placas e documentos de veículos diversos, balaclava, relógio, quatro anéis dourados, uma pulseira dourada, uma corrente dourada; três coldres e dois porta-carregadores. Todo material e os autores foram apresentados a 18ª delegacia e, em seguida, os militares serão encaminhados para Corregedoria Geral da PMBA. O comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, afirma que é inadmissível o envolvimento de policiais militares com o crime. “Todas as medidas administrativas de corregedoria do comando da Polícia Militar serão adotadas para demitir integrantes da corporação que não honram a farda que vestem e não assumem o compromisso de proteger a sociedade”, enfatizou.

  • Foto: Reprodução
  • 15 // Dez // 2016
  • 15h46

Teto de gastos é promulgado pelo Congresso e vira lei

A proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos foi promulgada em sessão solene do Congresso Nacional na manhã desta quinta-feira (15), segundo publicação do G1. Com a promulgação, a PEC passa a existir como lei e deve ser executada. Com isso, os gastos públicos só poderão aumentar de acordo com a inflação do ano anterior. Participaram da sessão solene os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além de outros parlamentares. A sessão durou apenas alguns minutos e também teve a promulgação da Emenda Constitucional 94, que prevê novas regras para o pagamento de precatórios. O texto da PEC do teto foi votado em dois turnos na Câmara e no Senado. Em todas as ocasiões, teve mais que o mínimo de votos necessários. A última votação do Senado, na terça-feira (13), foi marcada por reclamações de senadores que alegaram que o presidente da Casa acelerou a tramitação ao realizar três sessões do Senado no mesmo dia, permitindo a votação da matéria antes do recesso parlamentar. A proposta é uma das principais apostas do governo Michel Temer para reequilibrar as contas públicas e viabilizar a recuperação da economia brasileira. O texto foi enviado pelo Palácio do Planalto ao Congresso em junho e, ao lado da reforma da Previdência, é considerado por governistas como essencial para o reequilíbrio das contas públicas.

  • (Foto: Reprodução | Portal Brasil)
  • 14 // Dez // 2016
  • 19h20

Economia: Governo estuda liberar FGTS para pagar dívidas, afirma Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou hoje (14) que o governo estuda flexibilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), permitindo o uso de parte dos recursos para o pagamento de dívidas. Segundo Meirelles, a questão será definida amanhã (15), antes do anúncio previsto de medidas de estímulo à economia. “Estamos estudando, sim, a questão do FGTS, se é realmente justificável e quais os impactos econômicos de se permitir que o trabalhador use uma parcela para pagar dívidas de alto custo. Toda essa relação de medidas será discutida e decidida amanhã com o presidente da República. A mesma coisa em relação à regularização de débitos tributários”, declarou, referindo-se à possibilidade de novo Refis, programa que facilita o pagamento de dívidas das empresas com o Fisco. Meirelles falou a jornalistas após um almoço com a bancada do PSDB no Senado. Segundo o ministro, no encontro, houve a programação de um esquema de trabalho entre a equipe econômica e o partido da base aliada, prevendo “consultas e sugestões constantes”. Para o ministro, a aprovação em segundo turno da PEC do Teto de Gastos pelo Senado ontem (13) demonstrou que a agenda de reforma econômica continua forte apesar da crise política. A PEC vincula os gastos públicos à inflação do ano anterior por um período de 20 anos. “Evidentemente [a crise] pode, de um lado, aumentar a incerteza. Mas, por outro, a aprovação da PEC mostra que a agenda continua forte, imperturbável e seguindo o cronograma. Hoje os mercados estavam relativamente calmos por causa da aprovação da PEC”, afirmou Meirelles. O ministro também demonstrou confiança na aprovação da reforma da Previdência, enviada pelo governo ao Congresso este mês. Na avaliação dele, debater os termos propostos pelo governo é “legítimo”. A reforma formatada pelo Planalto prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem e um tempo mínimo de contribuição de 25 anos. “Esse tipo de reforma não se faz sem debate. Em dito isso, a avaliação que recebi dos senadores é que esse debate seguirá normalmente. O senso de responsabilidade dos congressistas em relação à situação do país e, principalmente, da insustentabilidade do presente ritmo dos gastos públicos é o que vai prevalecer neste momento”, disse o ministro da Fazenda.