• Foto: Divulgação - Agencia Brasil
  • 05 // Jul // 2022
  • 17h00

TSE apresenta à imprensa projeto de divulgação da totalização de votos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou, nesta segunda-feira (04), aos veículos de comunicação o projeto de divulgação dos resultados da apuração dos votos das eleições de outubro. Durante a reunião, os técnicos do TSE explicaram aos profissionais de tecnologia de informação das empresas jornalísticas modo de funcionamento dos mecanismos de recebimento e transmissão dos dados da totalização de votos. A ligação entre o sistema do tribunal e as emissoras de rádio e televisão, além das agências de notícias, permitirá que a população tenha acesso, em tempo real, à apuração dos votos que foram destinados aos candidatos no mesmo dia do pleito. Em geral, com o sistema eletrônico de votação, antes da meia-noite do dia de votação, o eleitor pode conhecer os candidatos mais votados. O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Em um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais, a votação será em 30 de outubro. 

  • Foto: Divulgação - Detran BA
  • 05 // Jul // 2022
  • 15h07

Novo Leilão do Detran-BA atrai atenção para veículos e sucatas aproveitáveis

Com a possibilidade de lances até a próxima sexta (8), o Leilão do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), acontece no formato virtual para lotes custodiados nas cidades de Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim e Conceição do Coité. Os interessados deverão acessar o site do órgão www.detran.ba.gov.br, na aba leilões, seguir as regras do edital e ficar atento aos prazos para registro de lances que poderão ser realizados até a data de fechamento dos lotes. O certame oferece, além de sucatas aproveitáveis, veículos conservados. No edital do leilão Nº 06/2022 constam endereços dos pátios, datas e horários para visitação prévia dos 285 lotes com orientações gerais aos interessados. Confira os endereços dos pátios: Conceição do Coité (Rodovia BA120, s/n, Santa Rosa, CEP nº 48.730-000); Senhor do Bonfim (Rodovia Lomanto Júnior, s/n, km 130 200, BR 407, CEP nº 48.970-000) e Teixeira de Freitas (Avenida Pedro Alves Santos, nº 1317, Nova Jerusalém, CEP nº 45.989-266).  

  • Foto: Reprodução
  • 05 // Jul // 2022
  • 14h00

Cresce desinteresse do eleitor brasileiro pelo voto, aponta pesquisa

O desinteresse do eleitor brasileiro pelo voto cresceu. Com isso, segundo levantamento feito pelo Instituto Votorantim, divulgado pelo jornal Estado de S. Paulo, o índice da chamada "alienação eleitoral" saltou sete pontos porcentuais nas eleições presidenciais e passou de 18% para 25%. Dessa forma, o sudeste é a região que teve o maior crescimento da taxa. Enquanto todas as outras são caracterizadas ou por estabilização da curva de abstenção passiva (Sul e Centro-Oeste) ou por tendência de queda (Norte e Nordeste), o Sudeste enfrenta aumento lento, mas consistente. Assim, a taxa de eleitores que não foram às urnas na região passou de 17,2% para 21,6% no período. A saber, no Brasil, o voto é obrigatório e o comparecimento às urnas – em torno de 75% –, apesar do aumento da alienação eleitoral, ainda é considerado alto na comparação com países latino-americanos. No Chile, a taxa foi de 50% em 2018. Costa Rica e México atingiram 65%.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 05 // Jul // 2022
  • 13h22

Livramento: cantora Any Souza bateu recorde de apresentações em Festejos juninos

Os números chamam a atenção: 24 shows realizados em apenas um mês. Esse é o recorde da cantora Any Souza que se desdobrou para dar conta da agenda junina que incluiu eventos públicos e privados em Livramento de Nossa Senhora e região. A cantora, já conhecida por apresentações em bares e eventos diversos, mostrou que tem potência vocal, variedade no repertório e carisma, qualidades que certamente contribuiram para tantas contratações em um curto espaço de tempo. Ao Blog Regional, Any Souza comprovou que além do talento também mantém a humildade: "Livramento tem grandes artistas, pessoas que admiro, me inspiro e sei que merecem cada vez mais espaço. Sou grata a cada contratante, aos músicos que me acompanham e ao público que prestigia nossos shows. O mês de junho foi de muito trabalho, aprendizado e alegria, amo cantar", afirmou.

  • Foto: Reprodução
  • 05 // Jul // 2022
  • 11h00

Dois em cada 3 processos por assédio sexual na área federal terminam sem pena

Dois terços dos processos de investigação por assédio sexual no âmbito da administração pública federal terminaram sem penalidades. A saber, o dado foi revelado por um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) para a Folha de S. Paulo, após a repercusão das acusações de assédio sexual feitas por funcionárias contra o então ex-presidente da instituição Pedro Guimarães. Assim, o levantamento aponta que entre 2008 e junho de 2022 foram instaurados 905 processos para apurar casos de assédio sexual. Desses, 633 foram concluídos e 272 ainda seguem em andamento. Das investigações concluídas, 432 não tiveram punição. O número representa 65,7% do total. Dessa forma, entre as investigações que acarretaram em alguma penalidade, 41 resultaram em advertência, 90 em suspensão e 95 em demissão do agressor. Em algumas apurações, houve o envolvimento de mais de um agente público, por isso, o número de penalidades é maior do que a quantidade de processos. Com isso, os dados da CGU incluem processos no âmbito da administração direta, autarquias e fundações, como ministérios, agências reguladoras e universidades federais.Não estão, no entanto, relacionados a empresas públicas, como é o caso da Caixa Econômica Federal.

  • Foto: Divulgação - Projeto baleia Jubarte
  • 05 // Jul // 2022
  • 10h00

Baleia jubarte de 13 metros é encontrada morta no litoral sul da Bahia

Uma baleia jubarte de mais de 13 metros foi encontrada morta no último sábado (2) na praia do Guaiú, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. De acordo com o coordenador de Pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, o animal era um macho adulto e, quando encontrado, já estava em avançado estado de decomposição. Não foi possível estabelecer a causa da morte da baleia. Esse foi o 7° encalhe de jubarte somente este ano no Brasil e o primeiro na Bahia, segundo o instituto. O número representa uma melhora em relação ao ano passado, quando, no mesmo período, foram registrados 53 encalhes no Brasil e 3 na Bahia. “Parece que depois de um ano excepcional em 2021, vamos voltar ao normal”, diz o pesquisador. A causa para a grande quantidade de encalhes em 2021, no entanto, ainda está sendo investigada. “Tudo aponta que as mortalidades atípicas de 2010, 2017/2018 e 2021 foram decorrência de anos com menos oferta de krill, o principal alimento das jubartes aqui no hemisfério Sul”, esclarece.

  • Foto: Reprodução - Rede Sociais
  • 05 // Jul // 2022
  • 08h30

Raí Saia Rodada se apresenta no próximo sábado em Livramento, estrutura do show já está sendo montada

O Clube Caiçara em Livramento de Nossa Senhora está recebendo durante esta semana uma mega estrutura para a realização do show que será realizado no próximo sábado (09). Intitulada como "Forró do Caiçara", a festa organizada pelo Produtor Ney Eventos deve reunir  público recorde que anseia pelas apresentações de Toque 10, Jota Mario, DJ Rafa Gouveia e Raí Saia Rodada.

  • Foto: Reprodução - Rede Sociais
  • 05 // Jul // 2022
  • 08h30

Com início previsto para 22h o "Forró do Caiçara" irá dispor de espaços de pista, área vip e camarote open bar (cerveja, refrigerante, vodka, gin e água). Os ingressos disponíveis para vendas no 1º e 2º lote bateram recordes de venda e para quem ainda não garantiu a entrada no evento a oportunidade é agora! O 3º e último lote está disponível nos seguintes pontos de venda: Restaurante Trindade - pagamento pode ser parcelado em até 3x no Cartão; Loja Vivo - dispõe também do parcelamento em até  3x no Cartão; Sofia Comissária  Sorveteria Beijo Frio  Padaria Ki Delicia Sorveteria Flor do Sol. Para comprar online basta acessar o site sympla.com.br

  • Foto: Composição - Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 05 // Jul // 2022
  • 08h30

ACM Neto tem 58% e Jerônimo Rodrigues 15,8%, aponta Paraná Pesquisa

A nova rodada de pesquisa do Instituto Paraná, encomendada pelo site Bahia Notícias e divulgada nesta terça-feira (5), mostra o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) com 58% das intenções de voto no cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos, contra 15,8% de Jerônimo Rodrigues, aposta do PT.

Com esta diferença, Neto venceria no primeiro turno.

A distância ligeiramente maior do que a registrada na última pesquisa, mas as oscilações aconteceram dentro da margem de erro de 2,5%. O ex-ministro da Cidadania, João Roma, aparece com 9,1%. As entrevistas foram realizadas entre 30 de junho e 4 de julho. Segundo o levantamento, todos os pré-candidatos oscilaram negativamente, exceto ACM Neto, que na última rodada tinha 55,4%. O candidato do PSOL, Kleber Rosa, que chegou a 1,2% em abril, caiu para 0,5% e Giovani Damico (PCO) oscilou de 0,5% para 0,1%. A pesquisa mostra também que muitos baianos ainda não sabem em quem votar: 56,1% disse não ter decidido o seu candidato ou não souberam responer. No cenário espontâneo, onde não são apresentados previamente os nomes, ACM Neto tem 23,7%.  Ex-secretário de Educação, Jerônimo é lembrado por 7% dos entrevistados, enquanto João Roma tem 4,5%. O governador Rui Costa (PT), que não pode disputar a reeleição, é citado por 1,3%. Foram ouvidas 1640 pessoas, em 72 municípios, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, com margem de erro de 2,5% e intervalo de confiança de 95%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-07579/2022.

  • Foto: Alan Santos - PR
  • 04 // Jul // 2022
  • 20h02

Em ano eleitoral, Governo Federal praticamente dobra gastos com publicidade na Rede Globo

Mesmo sendo conhecido pelos recorrentes ataques à Rede Globo, o governo de Jair Bolsonaro (PL) praticamente dobrou o gasto com publicidade na emissora quando comparados os períodos entre janeiro e junho de 2021 e 2022. De acordo com levantamento realizado pelo portal UOL, entre 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, a emissora recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Já no mesmo período de 2022, a Globo recebeu R$ 11,4 milhões, o que significa um aumento de 43%. Os dados são da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom), responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo. Além do valor, houve mudança também no perfil das publicidade. Em 2021, o governo havia comprado 46 inserções publicitárias categorizadas como "utilidade pública" e apenas 10 para materiais categorizados como institucionais. Já em 2022, foram 72 campanhas institucionais - o que representa um crescimento de 86% neste tipo de publicidade -, e apenas 2 de utilidade pública - ou seja, 92% a menos deste tipo de publicidade. O valor investido em publicidade na Rede Globo em 2022 representa 42% do total destinado à compra de espaço publicitário na emissora durante o Governo Bolsonaro. Considerando o período entre 1° de janeiro e 21 de junho dos quatro anos de mandato do presidente, R$ 27,5 milhões foram destinados à emissora por publicidade. 

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 04 // Jul // 2022
  • 19h00

Demanda por voos domésticos tem queda de 2,5% no Brasil em maio

A demanda por voos domésticos teve queda de 2,5% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2019, aponta a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, com base nos relatórios da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O dado é medido em passageiros por quilômetro transportados (RPK). A oferta, por sua vez, teve alta de 6%. Ela é calculada em assentos por quilômetro oferecidos (ASK). A taxa média de ocupação das aeronaves, portanto, ficou em 75,1%, o que representa um recuo de 6,6 pontos percentuais em relação a maio de 2019. Foram transportados 6,4 milhões de passageiros, 10% a menos do que o ano base de comparação. No mercado internacional, a queda da demanda chegou a 31,1% na comparação com 2019 e, na oferta, a redução foi 31,2%. O aproveitamento das aeronaves teve leve variação positiva de 0,2 ponto percentual, ficando em 85,7%. Foram transportados 1,2 milhão de passageiros, 36,5% a menos. Na comparação com abril, os resultados no mercado doméstico são positivos, com aumento de 3,4% na demanda e de 7,9% na oferta. Nos voos internacionais, houve crescimento de 6,4% na demanda e de 3,5% na oferta. Em relação ao transporte aéreo de carga e correio, foi registrada queda de 6,1% em maio na comparação com o mesmo mês de 2019. Já na demanda internacional, essa atividade cresceu 24,7% no mesmo período.

  • Foto: divulgação - FAB
  • 04 // Jul // 2022
  • 18h00

FAB intercepta avião com 500 quilos de cocaína

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, por volta das 12h36 (horário de Brasília) do último domingo (3), em Mato Grosso do Sul, um avião de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. Na operação, foram usadas duas aeronaves de defesa aérea Super Tucano (A-29). Os pilotos da FAB fizeram contato, mas não obtiveram resposta. A partir de então, a avião foi considerado suspeito, sendo ordenadas a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico. Como o piloto ignorou ordem dada, foi realizado um tiro de aviso. Ainda sem retorno, a aeronave foi considera hostil, sendo feitos os procedimentos de tiro de detenção.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 04 // Jul // 2022
  • 17h30

Wagner doa R$90 mil ao PT em um único mês, valor três vezes maior que seu salário de senador

O senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) doou R$ 90 mil para o Partido dos Trabalhadores (PT) no fim de março, valor equivalente a quatro meses do salário líquido pago pelo Senado. Atualmente, o salário bruto de um senador é de R$ 33,7 mil. De acordo com informações do site Metrópoles, os parlamentares filiados à sigla repassam cerca de R$ 3,5 mil de seus salários para os cofres do partido. Nas eleições presidenciais de 2018, por exemplo, Wagner declarou possuir mais de R$ 1 milhão em aplicações financeiras ou ações na Bolsa de Valores. De acordo com o site, recentemente o PT recebeu doações da família dona da operadora de saúde Hapvida. Os empresários doaram R$ 1,2 milhão ao partido de Lula.

  • Foto: Reprodução - Bahia 10
  • 04 // Jul // 2022
  • 16h45

Após hélice quebrar, avião tomba na zona rural de Ruy Barbosa

Um avião de pequeno porte realizou um pouso forçado por volta das 9 horas da manhã desta segunda-feira (4), na Zona Rural de Ruy Barbosa. Na aeronave estavam o piloto e um passageiro. Segundo o piloto, a hélice do avião quebrou e por isso ele realizou o pouso forçado. O pouso aconteceu na fazenda de Vidal, próximo ao Calibre II.O rapaz afirma que tentou realizar uma aterrissagem no local, mas o terreno acidentado provocou o tombamento da aeronave. O avião saiu da cidade de São Sebastião do Passé com destino a Ibotirama. O piloto que possui 25 anos de experiência revelou que é a terceira vez que uma situação assim acontece com ele. Tanto o passageiro quanto o piloto estão bem.

  • 04 // Jul // 2022
  • 16h15

Sábado (02) teve o cantor Kiko Salli em Cordeiros

A noite do dia (02) de junho foi de muita música e forró no Município de Cordeiros. O cantor Kiko Salli, ex The Voice Brasil, agitou a noite com um repertorio atualizado, agradando tanto o público que curte o famoso “forro das antigas”, quanto aos jovens com os hits mais tocados do momento. O evento teve a realização da Prefeitura Municipal de Cordeiros, com apoio do Governo do Estado e Bahiatursa.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 04 // Jul // 2022
  • 15h30

Roma desafia Neto: ‘quero que ele prove que eu disse que não seria ministro’

O pré-candidato a governador João Roma (PL) desafiou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, em entrevista da CBN na manhã desta segunda-feira (4), a provar que ele foi informado da nomeação do ex-aliado por mensagem do jornalista Gerson Camarotti e que ele teria se comprometido a não aceitar a nomeação. “Quero que ele prove que eu disse para ele que eu não seria ministro”, disse Roma. Segundo o pré-candidato do PL, Neto foi informado por uma ligação telefônica. “Eu estava na minha fazenda e ele estava passeando nas Dunas do Maranhão”, detalhou Roma a circunstância da referida ligação telefônica. João Roma, que afirmou ter se dedicado por 20 anos ao projeto do ex-prefeito, disse que Neto não se conformou com seu crescimento político. Ele ainda disse que o ex-prefeito teria apontado que ele arcaria com as consequências. “Arquei com as consequências. Ajudei milhões de brasileiros e fiz o que era necessário fazer naquele momento”, disse Roma. Roma ainda comentou a adesão do PTB à pré-candidatura de ACM Neto – o presidente da sigla na Bahia, Gean Prates, assumiu cargo na Arsal. “O exemplo do PTB fala por si só. No momento do anúncio, saiu a nomeação no Diário Oficial”, disse o pré-candidato do PL. O bolsonarista disse que a pré-candidatura de Roberta Roma a deputada federal também seria alvo de perseguição do ex-prefeito. Segundo Roma, Neto representaria a mudança de seis por meia dúzia com o PT que, conforme avalia, se fiam numa política de “toma lá, dá cá, empreguismo e perseguição”.