• Foto: Reprodução - Rede Globo
  • 24 // Ago // 2022
  • 12h30

Ciro empolga aliados após entrevista e agora mira programa de TV

A participação do candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) no Jornal Nacional, da Rede Globo, na noite desta terça-feira (23) foi recebida com euforia por sua equipe de campanha. O ex-ministro chegou a figurar no primeiro lugar mundial dos temas mais comentados no Twitter, com quase 170 mil tuítes. Com 7% na última pesquisa Datafolha, o candidato conta com o início da campanha de TV para subir nas pesquisas e ter chance de chegar ao segundo turno. O pedetista aposta em propostas chamativas, como a ideia de estabelecer uma renda mínima de R$ 1.000 e a taxação das grandes fortunas.

  • Foto: Reprodução
  • 24 // Ago // 2022
  • 12h00

Deputado Robinson inaugura comitê e projeta vitória de Lula e Jerônimo: 'No 1° turno'

Candidato à reeleição para Assembleia Legislativa, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) inaugurou, na noite desta terça-feira (23), o comitê central de sua campanha, em Salvador. No espaço, batizado de “Casa do Time de Lula”, apoiadores, militantes e simpatizantes poderão fazer a retirada de material, como praguinhas, santinhos, e reuniões de campanha. O parlamentar reafirmou seu compromisso com os trabalhadores, com a democracia e o desenvolvimento territorial e inclusivo na Bahia. Em discurso para apoiadores e militantes do PT, o ex-secretário de Comunicação nos governos Jaques Wagner afirmou que acredita na vitória de Lula e Jerônimo no 1° turno. Robinson destacou a força eleitoral do PT e do grupo político liderado pelo governador Rui Costa e pelo senador Jaques Wagner. “A gente percebe é nas ruas, é dialogando com as pessoas, o apoio ao presidente Lula, o apoio ao PT, o apoio a Jerônimo Rodrigues, que representa o projeto coletivo, iniciado no governo Jaques Wagner, continuado por Rui Costa, e que será fortalecido e ampliado por ele, Jerônimo governador, na parceria com Lula presidente”, iniciou. “E essa força pulsante que a gente ver nas ruas tem deixado desesperada a oposição, que já sentiu a pancada, e está tonta com a força do treze. Os aliados de Bolsonaro que lutem porque na Bahia Lula terá uma grande vitória e vamos repetir as eleições de 2006 e 2014 e eleger Jerônimo Rodrigues governador no primeiro turno”, enfatizou o petista. 

Robinson Almeida também exaltou as transformações ocorridas na Bahia a partir dos governos do PT. “A Bahia conquistou avanços extraordinários na infraestrutura, na mobilidade, na saúde pública, na educação, na agricultura a partir dos governos Jaques Wagner e Rui Costa. Nos últimos anos, mesmo com a perseguição de Bolsonaro, Rui foi um gigante, entregando novos hospitais regionais, como o da Chapada, o de Ilhéus, o Metropolitano, as 24 Policlínicas Regionais de Saúde, recuperou mais de 10 mil km de estradas, na educação, com um investimento de R$ 3,5 bilhões, garantiu reformas de escolas e construção de novas escolas de tempo integral na Bahia. Olha o que era a mobilidade em Salvador e como é hoje, depois das novas avenidas, como a Pinto de Aguiar, a Gal Costa, a 29 de Março, a Via Expressa, a rótula do aeroporto, a ligação Pirajá-Lobato, o metrô, os viadutos, todo esse conjunto de intervenções e muitos outros realizados pelos governos do PT. Com Jerônimo governador e Lula presidente a Bahia será um canteiro duplicado de obra, com muito mais avanços no trabalho parceiro pelo fortalecimento da democracia, da inclusão social e do desenvolvimento no nosso estado”, projetou Robinson. O ato político reuniu mais de 200 lideranças da capital, além dos deputados federais Afonso Florence, Zé Neto e do vereador Tiago Ferreira, do Partido dos Trabalhadores.

CONTINUE LENDO

  • Foto: Reprodução - Rede Globo
  • 24 // Ago // 2022
  • 11h00

Ciro Gomes no JN: confira resumo da entrevista com o presidenciável

O candidato à Preisidência da República Ciro Gomes (PDT) foi o segundo entrevistado na sabatina do Jornal Nacional, na noite desta terça-feira (23). Além de falar sobre polarização e dizer que vai reaver discurso contra adversários, o candidato também abordou os seguintes assuntos:

Plebiscitos

Ciro disse que pretende mudar o modelo político no país. Segundo ele, desde a redemocratização, os presidentes da República se aliaram aos partidos que compõem o chamado Centrão. Para Ciro, isso resultou em corrupção e ineficiência. Para ele, os plebiscitos vão contornar a necessidade de o presidente se submeter totalmente a líderes do Congresso para governar. “É um modelo, uma tentativa de libertar o Brasil de uma crise que corrompeu organicamente a Presidência da República. Transformou a Presidência da República em uma espécie de esconderijo do pacto de corrupção e fisiologia do Brasil”, explicou Ciro.

Lei Antiganância

A Lei Antiganância proposta por Ciro prevê que, se uma pessoa pagar, por causa dos juros, duas vezes o valor original da dívida, o débito será considerado liquidado. Segundo ele, isso vai reduzir o endividamento e aumentar o poder de compra e de investimento. “Das cinco propostas que eu me propus a trazer hoje, eu ainda não lhes falei de uma que é inédita que é a Lei Antiganância. Eu quero colocar uma lei em vigor no Brasil que eu conheço na Inglaterra. Que é assim. Todo mundo do crédito pessoal, do cartão de crédito, do cheque especial etc, ao pagar duas vezes a dívida que tem, fica quitado por lei essa coisa. Essa é polêmica, mas estou apresentando aqui em homenagem ao William Bonner e à Renata, em primeira mão”, afirmou Ciro.

Fome e informalidade

Ao longo da entrevista, Ciro fez duras críticas a dois fenômenos recentes da realidade social do país: a escalada da fome e o aumento da informalidade no mercado de trabalho. Ao tratar dos temas, o candidato voltou a atacar os governos do PT e do presidente Jair Bolsonaro. A respeito da informalidade, o candidato ressaltou o impacto dessa modalidade de atividade no futuro dos trabalhadores – que, sem carteira assinada e sem educação financeira, chegam à terceira idade sem reservas e sem planos de previdência.

Fim da reeleição

Ciro Gomes foi questionado sobre o impacto real de sua promessa de “abrir mão da reeleição” como forma de facilitar a negociação com o Legislativo. Segundo o candidato do PDT, a perspectiva de reeleição é um dos motores da corrupção e do “toma lá, dá cá” na política nacional. “O que destruiu a governança política brasileira, nesse modelo que eu estou lhe falando, é a reeleição. O presidente se coloca infenso, com medo dos conflitos, porque quer agradar todo mundo para fazer a reeleição. O presidente se vende a esses grupos picaretas da política brasileira — desculpe a expressão, eu tenho que a pedido da Renata trocar um pouco as expressões. Mas esses grupos de pouco escrúpulo republicano – eu também tenho essas expressões. Porque têm medo de CPI e porque querem se reeleger”, declarou Ciro.

Meio ambiente

Para Ciro Gomes, a preservação do meio ambiente e a implementação de uma economia sustentável requer que a população das áreas de florestas sejam treinadas para obter produtividade de maneiras que não sejam o simples desmatamento.

Saneamento básico

O candidato do PDT à Presidência disse considerar um “avanço” o novo marco legal do saneamento básico, sancionado em 2020, mas disse ter preocupações em relação à regulação. “Se eu privatizo, a lógica da privatização é o lucro. Ou eu tenho uma regulação forte. Essa é a razão pela qual nós desconfiamos do marco que foi votado. Eu considero um avanço. Foi relatado por um grande brasileiro, o senador Tasso Jereissati. Mas a nossa preocupação é que não está nesse marco o cuidado com isso. Se eu privatizo o filé, por exemplo devolveram o Galeão. O Galeão foi concedido. Qual o problema de ser concedido o aeroporto? É o marco regulatório. Devolveu, fracassou”, disse. Ciro, no entanto, disse considerar que o Estado pode “perfeitamente delegar” a execução de serviços de saneamento ao setor privado.

  • Foto: Antônio Cruz - Agência Brasil
  • 24 // Ago // 2022
  • 10h30

‘Ação do ministro Alexandre de Moraes contra empresários é lamentável’, diz Mourão

Após a Polícia Federal cumprir mandados de busca contra empresários bolsonaristas que defenderam um golpe de Estado caso Lula (PT) vença Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano, o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão (Republicanos), avaliou, na terça-feira (23), a ação como “lamentável”. “A ação do ministro Alexandre de Moraes contra empresários brasileiros é lamentável. Num momento vital para o país, próximo à eleição, não posso concordar com mais essa atitude autoritária e ilegal. Abusos como esses motivaram ingleses a formar o artigo 39 da Carta Magna de 1215”, escreveu o candidato ao Senado nas redes sociais. As buscas, autorizadas pelo ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, tiveram como alvos Luciano Hang, da Havan, José Isaac Peres, da rede de shopping Multiplan, Ivan Wrobel, da Construtora W3, José Koury, do Barra World Shopping, André Tissot, do Grupo Serra, Meyer Nirgri, da Tecnisa, Marco Aurélio Raimundo, da Mormai, e Afrânio Barreira, do Grupo Coco Bambu. Após o cumprimento das ordens judiciais, Moraes determinou o bloqueio de contas bancárias e das redes sociais de empresários investigados. O ministro também pediu a quebra de sigilo financeiro dos investigados.

 

  • Foto: Reprodução
  • 24 // Ago // 2022
  • 10h00

Guedes ajudou a distensionar clima entre Bolsonaro e Globo no JN, diz coluna

Um dos integrantes da equipe que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (PL) nos bastidores da sabatina do Jornal Nacional, na segunda-feira (22), o ministro da Economia Paulo Guedes teve papel importante para ditar o clima do encontro. De acordo com informações da coluna de Guilherme Amado, no portal Metrópoles, ele, que tem uma boa relação com jornalistas da TV Globo, foi responsável por distensionar o ambiente. Segundo a publicação, Guedes pediu a Bolsonaro que não atacasse a emissora, como fez em 2018. Conforme apurou o site, o presidente tinha preparado “artilharia” contra a Globo, mas diante do clima ameno, decidiu não atacar. Isto se dá, pois, na avaliação da campanha, William Bonner e Renata Vasconcellos não fizeram “ataques abaixo da linha da cintura” ao focar em questionamentos sobre o governo e não assuntos mais pessoais, como os cheques recebidos pela primeira-dama Michelle Bolsonaro ou as rachadinhas. Ao final, segundo a coluna, Paulo Guedes acabou recebendo o mérito pela entrevista ter ocorrido sem intercorrências.

  • Foto: Divulgação
  • 24 // Ago // 2022
  • 09h30

Amargosa: Quatro tremores de terra foram sentidos pela população

Quatro tremores de terra foram registrados, na terça-feira (23), no município de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá. A informação foi confirmada pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que possui um sismógrafo na região de Corta-Mão, zona rural do município, muito próximo de onde foi o epicentro. De acordo Eduardo Menezes, geofísico do Labsis, da UFRN, os quatro tremores foram sentidos com intensidade 1,9; 2,3; 1,3 e 1,7, respectivamente, sendo considerados de baixa intensidade. O professor de Geologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Carlos Uchoa, lembrou que essa não é a primeira vez que a cidade passa por esse evento sísmico. “Em 30 de agosto de 2020, a cidade registrou o maior tremor de terra, com 4,2 de magnitude e profundidade foco de 10km, causando queda de parede e telhados. Esses tremores de terra estão geralmente ligados à reativação de falhas geológicas, porque nós estamos no interior de uma placa sul-americana, onde nesse interior acumula uma energia e ela pode ser dissipada nessas falhas. Quando ela é dissipada, as falhas são reativadas e provocam tremor de terra na superfície”, explicou. Até o momento, não há relatos de feridos ou danos. 

  • Foto: Reprodução
  • 24 // Ago // 2022
  • 08h05

Atlas/Intel: Pesquisa aponta Jerônimo Rodrigues à frente de ACM Neto

O candidato do PT ao governo do estado, Jerônimo Rodrigues, pela primeira vez aparece na liderança da corrida eleitoral. É o que aponta a terceira rodada da pesquisa Atlas/Intel, contratada pelo Grupo A TARDE. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, Jerônimo e o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) se encontram em empate técnico, mas os números indicam recuo das intenções de voto em Neto diante de um crescimento, ainda tímido, do candidato do PL, João Roma, representante do presidente Jair Bolsonaro. Os números mostram Jerônimo Rodrigues (PT) com 38%, com uma oscilação de 0,2 ponto em relação à última pesquisa e um crescimento de 5,4 pontos desde o primeiro levantamento. Em segundo, está ACM Neto (União Brasil) com 35,6%. Uma queda de 3,2 pontos em relação ao último levantamento e 4,1 de retração desde o início da série. João Roma começou com 10,5%, subiu para 13,2% e agora tem 14,7%, acumulando um crescimento de 4,2 pontos nas intenções de voto. Confira os números completos: Jerônimo Rodrigues (PT) - 38%; ACM Neto (União Brasil) - 35,6%; João Roma (PL) 14,7%; Kleber Rosa (PSol) 1%; Giovani Damico (PCB) - 0,5%; Marcelo Millet (PCO) - Não pontuou; Brancos e Nulos - 5% e Não soube responder: 5,3%. A pesquisa foi registrada com o número: BA-04586/2022. As informações são do Jornal A Tarde.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 23 // Ago // 2022
  • 13h25

Livramento: Dois caminhões foram destruídos após incêndio

Na manhã desta terça-feira (23), dois caminhões utilizados para perfuração de poços artesianos foram completamente destruídos após um incêndio de causas ainda desconhecidas. O fato ocorreu na Rua Caculé, Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora. As chamas foram apagadas com ajuda de carros pipas enviados pela prefeitura. Não houve vítimas. A Polícia Militar esteve no local e orientou a proprietária dos veículos a registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia local.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 23 // Ago // 2022
  • 13h25

  • Foto: Reprodução
  • 23 // Ago // 2022
  • 13h00

Bolsonaro fez oração com Flávio e assessores antes de entrevista ao JN

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados mais próximos fizeram uma oração nesta segunda-feira (22) momentos antes de o chefe do Executivo conceder entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo. Um vídeo compartilhado por assessores do mandatário por aplicativo de mensagem mostra Bolsonaro ao lado dos ministros da Economia, Paulo Guedes, das Comunicações, Fábio Faria, do chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, do secretário Nacional de Justiça, Vicente Santini, do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e do coordenador de comunicação da campanha, Fábio Wajngarten rezando um Pai Nosso. No vídeo, Wajngarten sugere que seja feita a oração e Bolsonaro concorda com a ideia. Ele diz que já tinha orado e aceita fazer uma nova oração. “Acho que vale a gente fazer uma mentalização positiva para o senhor”, diz o coordenador de comunicação. A entrevista do presidente ao Jornal Nacional era considerada pela campanha um dos momentos mais importantes da campanha eleitoral a fim de alavancar o desempenho do mandatário nas pesquisas. Por outro lado, também havia o medo de que um escorregão do presidente prejudicasse sua imagem. Ao final, aliados avaliaram que a participação do presidente no programa teve um saldo positivo, principalmente por ele não ter perdido o equilíbrio nos 40 minutos em que respondeu a perguntas dos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos. A maior preocupação do entorno de Bolsonaro era que ele pudesse perder o equilíbrio e cometer grosserias, especialmente com a apresentadora Renata Vasconcellos. Na avaliação deles, o presidente manteve o controle e evitou atritos excessivamente com a apresentadora. A rejeição entre as mulheres é um dos principais empecilhos de Bolsonaro. Um comentário machista ou agressivo poderia ser danoso para a imagem do presidente junto a esse eleitorado, segundo seus aliados. Na entrevista, Bolsonaro colocou condições para aceitar os resultados das eleições e mentiu, durante sabatina no Jornal Nacional, ao tratar de ações na pandemia da Covid-19 e ao negar que tenha xingado ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

  • | Foto: Divulgação - PRF
  • 23 // Ago // 2022
  • 11h00

Empresário foragido da Justiça por homicídio em Goiás é preso na Bahia

Um empresário, foragido da Justiça por um homicídio ocorrido no estado de Goiás, foi preso no último domingo (21), na BR-242, trecho da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. A ação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O homem tem 64 anos e é apontado como autor de crime de homicídio qualificado contra o próprio funcionário, no ano de 2002. Segundo a PRF, o crime aconteceu na cidade de Minaçu e, na época, a vítima trabalhava como porteiro em uma casa de shows de propriedade do empresário. A equipe fiscalizava em frente a unidade operacional da PRF na BR 242, quando deu ordem de parada a uma Hilux, emplacada na capital baiana. Na abordagem, o suspeito tentou utilizar uma CNH falsa para evitar a prisão. Ele viajava ao lado da esposa e do filho. Durante vistoria, foram encontrados: uma pistola cal. 380; uma pistola cal. 45; uma carabina cal. 22; um revólver cal. 22; sete carregadores de munição; uma mira laser; 187 munições cal. 22; 109 munições cal. 380 e mais 54 munições cal. 45, além de estojos de munições deflagradas.

  • Foto: Haeckel Dias - Ascom PC
  • 23 // Ago // 2022
  • 10h00

Porto Seguro chega ao nono criminoso capturado com Reconhecimento Facial

O município de Porto Seguro, no sul do estado, chegou a marca de nove foragidos da Justiça capturados com o auxílio das câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O suspeito foi capturado na manhã de segunda-feira (22). Andando livremente por um dos pontos monitorados pelas câmeras inteligentes, o homem foi abordado com o apoio das equipes do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro). As informações partiram do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), após a ferramenta apontar 92% de similaridade com a imagem disponibilizada pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após conferirem os documentos de identificação pessoal, os PMs o conduziram para a sede da 1ª Delegacia Territorial (DT) de Porto Seguro. Na unidade o homem teve o mandado de prisão expedido em março de 2020 pela 1ª Vara do Júri, Execuções Penais de Ilhéus.

  • Foto: Reprodução - Blog do Valente
  • 23 // Ago // 2022
  • 08h00

Santo Antônio de Jesus: Ataque à feira livre deixa duas pessoas mortas e oito feridos

Um ataque a uma feira livre deixou duas pessoas mortas e oito feridas na noite de domingo (21) no município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia. Segundo informações preliminares, um indivíduo armado, a bordo de uma motocicleta, teria chegado ao Galpão de Comida da Feira Livre, na praça Duque de Caxias, e efetuado vários disparos contra as pessoas que estavam no local. Houve pânico e correria e várias mesas foram quebradas durante a tentativa de fuga das pessoas. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros às vítimas, que foram encaminhadas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ). Dois homens não resistiram aos ferimentos e morreram ainda no local. A autoria e motivação do crime são desconhecidas e serão investigadas pela Polícia Civil.

  • Foto: Marcos Serra Lima - G1
  • 23 // Ago // 2022
  • 07h55

Em entrevista ao JN, Bolsonaro diz que respeitará resultado das eleições

O presidente Jair Bolsonaro, candidato do PL à Presidência da República, disse que vai respeitar o resultado das eleições de 2022 durante entrevista ao Jornal Nacional nesta segunda-feira (22). Entre interrupções e discordâncias, William Bonner e Renata Vasconcellos questionaram ao candidato à reeleição sobre os ataques ao STF, segurança das urnas eletrônicas, o comportamento durante a pandemia, Interrupções na Polícia Federal entre outros assuntos. “Serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes”, afirmou. O presidente Bolsonaro abriu a série de entrevistas do JN com os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa divulgada pelo Datafolha em 28 de julho para a Presidência da República. Na terça-feira (23) será a vez de Ciro Gomes (PDT; Na quinta-feira (25) o JN entrevistará Lula. Simone Tebet fecha a série de entrevistas na sexta (26).

  • Foto: Reprodução - Prefeitura de Eunápolis
  • 23 // Ago // 2022
  • 07h29

Quatro pessoas são mortas a tiros dentro de bar em Eunápolis

Quatro pessoas foram mortas a tiros na madrugada do último sábado (20) dentro de um bar localizado na cidade de Eunápolis, no Sul da Bahia. Uma pessoa segue hospitalizada. De acordo com as autoridades, o caso aconteceu no bairro Parque Renovação quando indivíduos armados chegaram atirando no estabelecimento comercial. As vítimas, identificadas como Roseane dos Santos Pereira, de 31 anos, Leonardo Salgado Gonçalves, de 34, e André Henrique de Jesus Reis, de 26, não resistiram aos disparos e morreram no local. Joceli Assunção da Silva, que estava internada em estado grave no Hospital Regional e chegou a passar por uma cirurgia, morreu na madrugada desta segunda-feira, 22. Uma outra vítima, identificada como Maria do Amparo Santos de Jesus, segue hospitalizada. Não há informações sobre seu estado de saúde. A autoria e motivação do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil, que indicou que André Henrique, uma das vítimas do ataque, era egresso do sistema prisional, onde cumpriu pena por tráfico de drogas. A relação com o crime está sendo apurada.

  • Foto: Divulgação
  • 22 // Ago // 2022
  • 19h39

125 anos de Emancipação Política de Ituaçu: shows de Mari Fernandez e Thiago Brava estão entre as atrações

O município de Ituaçu irá celebrar os 125 anos de Emancipação Política com uma vasta programação que inclui shows musicais em Praça Pública. Dentre as principais atrações estão Mari Fernandez e Thiago Brava, conhecidos nacionalmente pelo sucesso que fazem nas rádios, plataformas digitais, programas de televisão e casas de eventos que ficam lotadas em cada apresentação. Mari Fernandez subirá ao palco na próxima quinta-feira (25), noite em que haverá também shows com Kasaca de Kouro e Robson Aguiar; Na sexta-feira (26) às 18h haverá Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz, em seguida, Thiago Brava, Filomena Bagaceira, Coladinho A2 e Edivilson dos Teclados comandam a festa; No sábado (27), as atenções se voltam para o show Gospel de Wesley Santos. No sábado e domingo (27 e 28 ), acontecerão ainda eventos esportivos, encontro de carros antigos e pregações em comemoração ao Dia do Evangélico. Para o Prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, o evento que já é considerado um dos maiores vistos em toda região, simboliza a alegria característica da cidade: "Nossa terra, nossa gente, merece celebrar com total entusiasmo. Estamos felizes em comemorar e será uma honra receber pessoas de todas as localidades", declarou.