• Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 20 // Abr // 2022
  • 15h59

Saiba sobre o funcionamento de empresas, comércios e outras instituições em Livramento no feriado nacional de 21 de abril

A data de 21 de abril faz referência à morte de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido na história nacional como Tiradentes e denominado Patrono Cívico da Nação Brasileira. O feriado homenageia um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento contra os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa no Brasil.  Em 21 de abril de 1792, Tiradentes, que recebeu este apelido por ser dentista, (ele era também tropeiro, minerador e militar que atuava na Capitania de Minas Gerais), foi enforcado em Praça Pública, no Rio de Janeiro. Por se tratar de feriado, a próxima quinta-feira (21), modificará o funcionamento de empresas, comércios, agências bancárias e outras instituições.

Confira o que abre e fecha em Livramento de Nossa Senhora neste dia:

- Segundo a CDL, por se tratar de feriado nacional, permanecerão abertas apenas as empresas e estabelecimentos comerciais que assim desejarem;

- Em nota, a FEBRABAN anunciou que não haverá atendimento nas agências bancárias de todo o país, apenas as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento como internet e mobile banking. Contas de consumo como água, energia e telefone, por exemplo, que vencerem no dia 21 de abril, poderão ser pagas no dia 22, sem acréscimo de juros. Na sexta-feira as agências reabrirão com atendimento normal aos clientes;

- A Prefeitura de Livramento decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na sexta-feira (22). 

- Na Câmara Municipal de Vereadores haverá expediente com sessão ordinária prevista para às 15h. 

- No que se refere a coleta de lixo na cidade, o serviço foi suspenso no feriado e retomado normalmente no dia (22), sexta.

  • Foto: Reprodução - Alesp
  • 20 // Abr // 2022
  • 14h46

Arthur do Val renuncia ao cargo de deputado estadual após abertura de processo por suas frases sexistas

O deputado Arthur do Val (União Brasil) renunciou nesta quarta-feira (20) ao cargo de deputado estadual após o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovar, por unanimidade, o processo que poderia gerar a cassação do seu mandato. Ele é alvo no colegiado de 21 representações no colegiado pedindo a cassação por quebra de decoro parlamentar, após dizer frases sexistas contra mulheres refugiadas ucranianas. "Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições", disse do Val em nota divulgada no início da tarde.  "Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito a defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política. Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus votos sendo subjugados pela Assembleia. Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos.” Mesmo deixando o cargo, se o processo de cassação dele for aprovado no plenário da Alesp, ele pode ficar inelegível por oito anos segundo a Lei da Ficha Limpa. Na nota de renúncia divulgada nesta quarta (20), o parlamentar disse que “continuará lutando pelos seus direitos" políticos. “Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus votos sendo subjugados pela Assembleia. Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos”, disse Arthur do Val.

  • Foto: Reprodução - Redes Sociais
  • 20 // Abr // 2022
  • 12h30

Empresário achado morto em pousada na Bahia foi assassinado

O laudo da morte do empresário Leandro Troesch, dono da pousada Paraíso Perdido, em Jaguaripe , no baixo sul da Bahia, aponta que não houve suicídio e ele foi assassinado. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19) pelo delegado Rafael Magalhães, responsável pelo caso. Magalhães detalhou que o inquérito foi concluído e remetido à Justiça. Foram indiciadas: a viúva do empresário, Shirley Silva Figueredo, e a amiga dela, Maqueila Santos Bastos. Ambas são apontadas como suspeitas de envolvimento na morte de Leandro. A polícia, no entanto, não detalhou a participação delas no caso. Leandro Troesch foi achado morto em 25 de fevereiro deste ano, dentro de um dos quartos da "Paraíso Perdido", com marca de tiro na cabeça. Na ocasião, Shirley estava na pousada e disse à polícia que encontrava-se no banheiro, mas somente ouviu o barulho do tiro. Inicialmente, a polícia trabalhava com a hipótese de suicídio, no entanto, no decorrer das investigações do caso, a polícia passou a suspeitar de homicídio, principalmente após o assassinato do braço direito do empresário , Marcel da sailva , conhecido como Billy , em 6 de março. O homem era considerado uma testemunha fundamental na investigação e foi morto às vésperas de ser ouvido pela polícia, no distrito de Camassandi, que também fica em Jaguaripe . Além disso, o cofre da pousada foi esvaziado e que o local do crime foi alterado , após a morte do empresário. Shirley Figueredo é considerada foragida da Justiça, porque há um mandado de prisão contra ela . A viúva ainda não se apresentou à polícia. Ela fugiu da pousada durante as investigações da morte do marido. Por causa disso, passou a ser considerada foragida da Justiça, pois não poderia deixar o local sem comunicar. A reportagem entrou em contato com a defesa de Shirley, que informou que recebeu a informação há pouco tempo e não vai se pronunciar no momento. Já o advogado de Maqueila não atendeu as ligações. Maqueila foi presa em sergipe  , em 24 de março. Na última semana, a Justiça determinou a manutenção da prisão temporária dela . Além da morte de Leandro, as amigas são investigada pela morte de Billy.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 20 // Abr // 2022
  • 10h08

Bancos fecharão no feriado de amanhã (21), em todo o país

No feriado da Inconfidência Mineira, nesta quinta-feira (21), não haverá atendimento nas agências bancárias de todo o país. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento como internet e mobile banking. Contas de consumo como água, energia e telefone, por exemplo, que vencerem no dia 21 de abril, poderão ser pagas no dia 22, sem acréscimo de juros. Nesta sexta-feira (22), as agências reabrirão com atendimento normal aos clientes.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 20 // Abr // 2022
  • 10h00

Justiça determina exclusão de entrevistas em que Rui cita pesquisa não registrada

O desembargador eleitoral Vicente Oliva Buratto decidiu a favor do pedido feito pelo partido União Brasil para que seja retirado do ar, em caráter de urgência, o trecho de uma entrevista em que o governador Rui Costa cita uma suposta pesquisa onde o candidato petista Jerônimo Rodrigues estaria disparando nas intenções de votos em relação a outros candidatos. Na entrevista concedida a uma rádio, o governador chegou a citar percentuais em que o nome do candidato vinculado ao seu e ao do ex-presidente Lula o colocava em destaque nas intenções de votos. No pedido da tutela de urgência o partido pontua ainda que outros sites e veículos de comunicação acabaram repercutindo os dados divulgados por Rui Costa. Um deles chegou a incluir na matéria o vídeo com parte das declarações. Na decisão o desembargador determinou a imediata suspensão da divulgação de trecho da entrevista em questão já que a suposta pesquisa não detém regular registro junto a Justiça Eleitoral. A decisão proferida nesta terça-feira (19) estabelece ainda a supressão das notícias publicadas. Os veículos que não cumprirem a decisão, deverão arcar com pena de pagamento de multa diária no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais). O desembargador determinou ainda a citação dos citados para, querendo, apresentarem defesa no prazo legal. Decorrido o prazo, com ou sem resposta, remetam-se os autos ao representante do Ministério Público Eleitoral.

  • Foto: Reprodução
  • 20 // Abr // 2022
  • 08h30

Veja os direitos do trabalhador no último feriado prolongado nacional do semestre

O feriado nacional de Tiradentes, nesta quinta-feira (21), traz a possibilidade de as empresas emendarem a folga e liberarem os funcionários também nesta sexta (22), criando o último feriado nacional prolongado do semestre. O próximo feriado emendado será só em 15 de novembro, na Proclamação da República. Em junho, Corpus Christi também cairá em uma quinta-feira, mas a data não é feriado nacional, e sim ponto facultativo. O governo federal decretou, em publicação no Diário Oficial da União desta terça (19), que a sexta-feira (22) será ponto facultativo para os servidores federais. Nesse caso, cada órgão ou chefia pode decidir se a equipe trabalha ou não na data. O cronograma de folgas e as escalas em feriados prolongados geram dúvidas sobre os direitos e deveres dos trabalhadores e dos empregadores. A empresa pode descontar a emenda do feriado? Como deve ser feita a compensação das horas? Qual a regra para quem precisa trabalhar no feriado? Veja abaixo as principais dúvidas, respondidas com auxílio da advogada Larissa Salgado, sócia da área trabalhista do escritório Silveiro Advogados.


FOLGA É DIREITO E NÃO DEVE GERAR PREJUÍZOS AO TRABALHADOR

Todos os brasileiros têm direito à folga remunerada no dia do feriado, que é só a quinta (21), não a sexta. Ou seja, a folga no feriado não pode gerar desconto na remuneração nem no banco de horas.

E NO CASO DE QUEM TRABALHA NO FERIADO (21)?

Entretanto, exceções podem ser necessárias: quem trabalha na quinta deve negociar com a chefia se vai receber folga em outra situação ou se vai receber o pagamento do dia dobrado. Uma opção exclui a outra. A legislação prevê que direito à folga se aplica somente ao dia 21. "Só a quinta-feira é feriado, sexta é um dia normal de trabalho", reforça Larissa. Algumas atividades têm autorização para funcionar normalmente aos domingos e feriados, por serem consideradas essenciais. Entre elas estão os serviços de transporte, saúde e supermercados. Nesses casos, o empregado pode ser convocado a trabalhar durante o feriado, mas deve ser compensado. A forma de compensação depende do que está previsto no acordo coletivo (específico para os empregados de determinada empresa) ou na convenção coletiva (válido para toda a categoria).

 

QUAIS AS CONDIÇÕES DA FOLGA NA SEXTA (22)?

Caso a empresa opte por prolongar o feriado para sexta, depende de ela decidir se a folga será remunerada. A empresa pode ou não exigir que os funcionários que foram dispensados na sexta compensem as horas trabalhadas. A reposição pode ser feita trabalhando em datas que seriam de folga; realizando horas extras adicionais, que não devem exceder duas horas diárias nem uma jornada diária de dez horas; ou descontando do banco de horas, caso haja. Larissa reforça que algumas categorias profissionais têm normas e acordos coletivos específicos, que permitem ou vedam certos tipos de compensação. É sempre importante analisar as normas de cada categoria na base territorial." O funcionário não pode ser punido se a folga for combinada com a chefia. Ou seja, não pode haver desconto nos pagamentos nem em benefícios referentes ao recesso de sexta-feira. Mas caso o trabalhador esteja escalado para trabalhar na sexta e falte sem justificativa, pode sofrer medidas administrativas, porque a falta é equivalente a de um dia comum.

 

PONTO FACULTATIVO

No caso do ponto facultativo, o empregador não é obrigado a liberar seus funcionários e pode decidir se haverá expediente ou não. Caso não haja expediente, não há punição nem desconto. O contrário também vale: se houver trabalho, as horas são contadas normalmente, sem gerar adicionais. A modificação na portaria nº 14.817, publicada no DOU nessa terça (19), acrescenta o dia 22 de abril à lista de pontos facultativos de 2022 para os servidores federais. Com este, os servidores públicos federais terão nove feriados e seis pontos facultativos no ano.

 

CARNAVAL NO FERIADO DE TIRADENTES

Muitos trabalhadores trabalharam normalmente na semana do Carnaval deste ano, já que as festas haviam sido adiadas em razão da pandemia. Algumas cidades, como São Paulo e Rio, se preparam para celebrar o Carnaval agora, no feriado de Tiradentes. Entretanto, isso não gera nenhuma mudança a mais na folga dos trabalhadores. O Carnaval não é um feriado nacional oficial. As empresas podem liberar os funcionários se quiserem, assim como estados e municípios podem criar feriados locais, como é o caso no Rio. "Se o município não previu esse feriado de Carnaval e agora ele está acontecendo junto com Tiradentes, muito embora pareça haver um prejuízo para o empregado, porque ele está tendo dois feriados em um, é o que a legislação prevê", explica Larissa. 

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 20 // Abr // 2022
  • 08h00

Com novo reajuste da ANEEL, baiano terá aumento de 21% na conta de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu novas tarifas para o serviço de fornecimento da eletricidade. Com isso, o consumidor residencial na Bahia pagará contas com aumento de 21,35% a partir desta sexta-feira (22). A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que o reajuste vai afetar mais de 6,3 milhões de clientes. A nova tarifa anunciada pela Aneel foi de 21,13%, no entanto, para os clientes residenciais, que são os de baixa tensão, o aumento é maior. Clientes de alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, pagarão contas 20,54% mais caras. A Coelba ressaltou que, do percentual total do reajuste, 6,01% são referentes à companhia. A mudança foi impactada pelos custos com a geração da energia, além de encargos de segurança energética. A escassez hídrica registrada no ano passado reduziu o nível de água nos reservatórios, fazendo com que o país precisasse acionar usinas termelétricas de reserva, que têm custo mais elevado de operação. 

  • Foto: Divulgação
  • 20 // Abr // 2022
  • 07h09

Jerônimo alfineta Neto: ‘desrespeitou Lula , poderia assumir que é bolsonarista’

“Nosso adversário já chegou a dizer que daria uma surra no Lula. Aquilo magoou profundamente a gente. Agora, diz que ele é bengala, mas nós não vamos tratar nenhum adversário desta forma. Tem que respeitar”. A resposta ao ex-prefeito da capital baiana é do pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues. “Queremos discutir propostas e contar sim com o apoio de Lula na Bahia”, completou Jerônimo, que classificou como desrespeitosas as declarações do ex-gestor de Salvador. Jerônimo teve sua pré-candidatura lançada oficialmente em 31 de março, com a presença de Lula na Bahia, e tem falado com orgulho do alinhamento com o ex-presidente. Geraldo Júnior (MDB), pré-candidato a vice-governador, e Otto Alencar (PSD), pré-candidato ao Senado, completam o time de Lula, que também tem o apoio do senador Jaques Wagner e do governador Rui Costa, com quem Jerônimo Rodrigues tem trabalhado por toda a Bahia desde 2014, quando coordenou pela primeira vez o programa de Governo do atual chefe do Executivo. Na entrevista que concedeu à Piatã FM, na noite desta terça-feira (19), em Salvador, Jerônimo também voltou a dizer que não entende o que tem motivado o ex-prefeito soteropolitano a esconder sua preferência na disputa presidencial: “poderia assumir que é bolsonarista", sugeriu o ex-secretário estadual da Educação, que criou programas de assistência estudantil, como o Bolsa Presença e o Mais Estudo, e é responsável pelo maior programa de infraestrutura escolar da história da Bahia. “Eu conheço a Bahia. Digo isso com muita humildade porque é a minha realidade, tanto pela experiência na Secretaria de Desenvolvimento Rural quanto pela Secretaria de Educação. Conheço profundamente os municípios e sei do que os baianos e baianas precisam. Eu acompanhei Rui em todas as agendas de Governo. As pessoas já achavam que eu era o candidato natural dele”, acrescentou Jerônimo na conversa com os jornalistas Victor Pinto e Eliezer Santos.

  • Foto: Divulgação
  • 19 // Abr // 2022
  • 21h55

Projeto de Ivana visa denominar a Rodovia BA 263 de Urandi a Licínio de Almeida como Rodovia Dr. Dorivaldo Dantas

Com o objetivo de realizar uma justa e merecida homenagem ao saudoso Dr. Dantas, que durante muitos anos foi o único médico a atuar em Urandi e região, a deputada Ivana Bastos apresentou o Projeto de Lei N° 24.516/2022, que visa dar ao trecho da Rodovia BA – 263, que interliga os municípios de Urandi até a divisa com o município de Licínio de Almeida, a denominação de Rodovia Dr. Dorivaldo Dantas. O projeto também atende o pedido do prefeito de Urandi, Warlei Oliveira, o vice-prefeito Deivison, os vereadores Gilmar de Salinas, Daí de Neide, Mateus Silveira, Wesley de Paulo, Júnior de Edi, Pretão e Adriano de Ezi. Além dos filhos do médico, o advogado George Dantas, o maestro Fred Dantas. "Em Urandi temos investimentos, mas também buscamos a valorização de quem constrói a nossa história. Tendo em vista esta longa folha de serviços prestados ao nosso estado, e como forma de homenagear esse brilhante e ilustre cidadão da região, o saudoso Dr. Dantas, apresento e peço apoio dos nobres pares da Assembleia Legislativa para realizarmos essa bela homenagem", considerou a deputada. O projeto segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e posteriormente para votação em plenário.

Biografia

Dr. Dorivaldo Dantas nasceu em 1918 e faleceu em 1910. É filho de Senhor do Bonfim, Bahia, e se criou em Salvador, diplomado em 1946 na Faculdade de Medicina da Bahia. Pouco antes de se formar foi convocado para a II Guerra Mundial, servindo na VI Região Militar. O Dr. Dorivaldo Dantas foi um entusiasta e integrante do esforço de construção da Estrada de Ferro Norte-Sul, fato que o levou a radicar-se no interior da Bahia. Estabelecido no município de Urandi, ali construiu um grande legado, inclusive nas cidades do entorno dessa região, em especial Licínio de Almeida, sendo fundador de instituições de ensino e grande benemérito da população pobre. A sua vida de cidadão em Urandi e região se traduz numa série de importantes atividades em prol da saúde, da educação, da cultura e de edificações e comércio, enfim, de toda uma Urandi e região que no passado recebeu do labor desse autêntico humanista de grandes feitos. 

  • Foto: Arquivo - Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 19 // Abr // 2022
  • 19h51

São João da Bahia abre inscrições de projetos das prefeituras para festas juninas

O governador Rui Costa anunciou, na noite desta terça-feira (19), a abertura do período de inscrições para o edital de apoio aos municípios baianos na realização de festejos juninos. "Depois de 2 anos sem festas juninas, estamos disponibilizando recursos para a realização de eventos em todo o estado. Vamos movimentar a economia e a geração de renda nos municípios, além de acabar com a saudade dessa tradição", escreveu Rui em suas redes sociais. O Edital de Seleção Pública para a Celebração de Convênios de Cooperação Técnica e Financeira para a Viabilização do São João da Bahia e demais Festas Juninas foi lançado por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa).  As prefeituras interessadas têm até 3 de maio para levar a documentação, presencialmente, na sede da Bahiatursa, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, no Protocolo Central, na 3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, térreo, Centro Administrativo da Bahia (CAB). O texto com os detalhes sobre o assunto será publicado no Diário Oficial do Estado, na edição desta quarta-feira (20). O edital engloba eventos a serem realizados de 1º de junho a 2 de julho de 2022. A Comissão de Avaliação, composta de servidores especialmente designados, selecionará até 145 projetos que poderão ser contemplados com o aporte de recursos financeiros. Serão adotados para a seleção critérios como justificativa turística, presença de manifestações culturais tradicionais das festas juninas e estrutura receptiva do município. Entre os outros pontos observados para a seleção das cidades estão: inovação da oferta de atrativos e serviços turísticos no município ou território; geração de fluxo turístico; integração da economia local ou territorial com a atividade turística e preservação da identidade cultural e natural local como atrativo turístico.

  • Foto: Beatriz de Paula - Metropress
  • 19 // Abr // 2022
  • 19h33

'Nossos concorrentes estão falando mais dos seus padrinhos políticos do que do próprio projeto', diz ACM Neto

O pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto foi entrevistado pelo jornalista Mário Kertész, na Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (19). Durante a conversa, Neto enfatizou que saberá governar a Bahia com qualquer presidente escolhido pela população brasileira. "Desde que me entendo por gente, sonhava em ser candidato a governador, e procurei acumular experiência para isso. Hoje, me sinto preparado para essa tarefa. Enquanto nossos concorrentes estão falando mais dos seus padrinhos políticos do que do próprio projeto, eu não vou ficar dizendo que fulano ou beltrano vai resolver a eleição", pontuou. "E depois da eleição, ganhe Lula, ganhe Bolsonaro, ganhe Ciro, Doria, qualquer um. São eles que vão governar a Bahia ou é o governador? Quem vai cuidar da segurança pública? Da educação? Quem vai enfrentar esse drama da regulação? Quem vai pensar numa estratégia futura para o estado, para que a Bahia volte a atrair investimentos e seja geradora de emprego?", questionou durante a entrevista. ACM Neto lembrou que durante sua gestão em Salvador (2013-2020), quando foi avaliado como o melhor prefeito do Brasil em todos os anos de mandato, trabalhou com três ex-presidentes da República de partidos diferentes. "A verdade é que quando você tem um bom governador, um bom gestor, ele é respeitado por todo mundo. Você tem que governar para todo mundo, deixando de lado as disputas políticas”, acrescentou o Neto. Desde o início de 2021, o pré-candidato ao Governo da Bahia já visitou 90 cidades do estado. Na entrevista da manhã de hoje, Neto antecipou que a expectativa, a partir do mês de maio, é visitar uma média de 10 municípios por semana. "Essa agenda é muito importante porque me permite conversar com as pessoas e atualizar, a cada instante, as questões mais importantes para a população da Bahia. Ela me permite compreender profundamente quais são os sonhos, as expectativas e os desejos dos baianos para o futuro", destacou.  "Estou consciente de que, acima de tudo, a Bahia e os baianos precisam de um líder capaz de entender o espírito desse povo. De entender a grandiosidade que a Bahia tem e, mais do que isso, um líder que tenha condições de elevar o orgulho dos baianos, de colocar a Bahia como exemplo nacional, de colocar nosso estado liderando o Brasil. Eu sonho com isso e é pra isso que eu estou dedicando a minha vida", acrescentou. O ex-prefeito de Salvador comentou ainda que não vai cair nas provocações feitas sobre sua pré-candidatura. De acordo com Neto, toda a campanha será trabalhada no debate de ideias.  “Na discussão da política você não precisa ir para o campo pessoal, não precisa enxergar seu adversário como inimigo. Nunca usei o mandato que tive como prefeito de Salvador para perseguir ninguém, falar da vida de ninguém. A gente tem que colocar o que pensamos para as pessoas, o que temos de ideal para o futuro. Não precisa estar nessa política baixa, e eu não vou mudar essa linha. Mesmo diante de gente atacando, de gente provocando”, ponderou. ACM ressaltou ainda que a população não quer mais radicalizações no campo da política. Para ele, é preciso trabalhar linhas mais moderadas e equilibradas com o intuito de promover melhorias reais na vida das pessoas.  “A gente viu os extremos tomarem conta do debate e há uma quantidade muito grande de pessoas que desejam linhas mais moderadas, mais equilibradas. Não sou um cara do extremo, do radicalismo. E pretendo me fazer ouvido, apresentar minhas ideias e chamar a atenção das pessoas com o meu estilo. Um estilo aberto e com muito diálogo”, disse.

  • Foto: Divulgação
  • 19 // Abr // 2022
  • 17h24

Deputado Marquinho Viana parabeniza Maracás pelos 167 anos de Emancipação Política

Neste 19 de abril, quero neste momento parabenizar nossa querida Maracás pelos 100 anos de Emancipação Política, terra amada de raízes profundas e variedades raras, como a hospitalidade do seu povo. Estou feliz em poder comemorar este dia com muito amor, paz e esperança de um futuro próspero. Agradeço a população de Maracás a oportunidade de representá-los e reafirmo meu compromisso de trabalhar incansavelmente pelo o desenvolvimento e bem-estar desta terra de tanto potencial humano e natural.

  • Foto: Divulgação
  • 19 // Abr // 2022
  • 14h00

Prefeitos do PP oficializam apoio à pré-candidatura de ACM Neto

Os prefeitos Dr. Pitágoras (PP), de Candeias, e Carroça, gestor do município de Rio Real (PP), oficializaram nesta segunda-feira (18) o apoio ao projeto político de ACM Neto (União Brasil) para as Eleições de 2022. Ambos faziam parte da base de apoio ao atual governo estadual. Também participaram do encontro realizado, em Salvador, o pré-candidato ao Senado, João Leão (PP), e o deputado federal Cacá Leão (PP). Com a melhor avaliação da região metropolitana de Salvador, acumulando 67% de aprovação da população local, Dr. Pitágoras é um nome que traz força e habilidades importantes para a construção do futuro da Bahia.  Enquanto isso, Carroça conta com um histórico de boa gestão e muito trabalho para atender às necessidades dos moradores de Rio Real. Ele chega para agregar experiência e dedicação ao projeto que vai tirar a Bahia da inércia, criando estratégias para a recuperação socioeconômica de todo o estado.

  • Foto: Divulgação
  • 19 // Abr // 2022
  • 13h00

Quatro rodovias estaduais e uma ponte passarão por obras de Infraestrutura

Mais de 50 km de rodovias baianas serão pavimentadas e uma nova ponte vai ser construída pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). As ações ocorrerão em cinco diferentes regiões do estado, que são: Bacia do Rio Grande; Extremo Sul; Litoral Sul; Portal do Sertão; Costa do Descobrimento. Os avisos de licitação para a execução dos serviços saíram no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (15). Entre as obras em destaque, a pavimentação de um total de 30,9 km da BA-455, de Barreiras até o entroncamento da BA-463, em Catolândia, e do acesso ao distrito de Bezerra e de 22,1 km da BA-126, que liga Vereda às localidades de São João da Prata e São José do Prado. A próxima etapa do processo licitatório, que é a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas, tem a previsão de acontecer no mês de maio. Confira a relação das ações a serem realizadas pelo Governo do Estado:

Bacia do Rio Grande

- Pavimentação da BA-455, de Barreiras até o entroncamento da BA-463, em Catolândia, e do acesso ao Distrito de Bezerro. Extensão Total: 30,9 KM.

Extremo Sul

- Pavimentação da BA-126, em Vereda, que liga a sede municipal às localidades de São João da Prata e São José do Prado. Extensão Total: 22,1 km.

Litoral Sul

- Pavimentação do acesso ao distrito de Anuri, em Arataca, que faz ligação com a BR-101. Extensão Total: 2,4 km.

Portal do Sertão

- Pavimentação da passagem urbana de Santanópolis (Acesso à BA-504). Extensão Total: 2 KM.

Costa do Descobrimento

- Construção de ponte sobre o Rio dos Frades, entre Guaratinga e o distrito de Cajuíta, na BA-686. Vão: 35,8 m.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 19 // Abr // 2022
  • 12h30

Operação combate organização criminosa que pretendia levar 600kg de cocaína para Portugal

Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Descobrimento, cumprindo 52 mandados de prisão preventiva e busca e apreensão. No Brasil, os mandados foram cumpridos nos estados da Bahia, São Paulo e Mato Grosso, e em Portugal, nas cidades de Lisboa e Braga. As investigações, que contaram com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia, foram iniciadas em 9 de fevereiro de 2021, com a apreensão de 600 kg de cocaína, acondicionados na fuselagem do Jato Executivo Falcon 900B, prefixo CS-DTP, no Aeroporto de Salvador/BA. O destino do entorpecente era Portugal, país de onde decolou a aeronave para buscar a droga no Brasil. Com o avanço da investigação, foram identificados diversos núcleos envolvidos com o tráfico internacional de drogas: proprietários da droga, mecânicos de aviação, auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros. Alguns investigados são integrantes do Primeiro Comando da Capital. Em razão da complexidade da investigação e por haver integrantes da organização criminosa em diversos países, a operação contou com o apoio da Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República, do Ministério Público de Portugal, da DEA (Drug Enforcement Administration - Agência norte-americana de combate às drogas) e da Polícia Judiciária Portuguesa (Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes). De acordo com a PF, o nome da operação remete à relação histórica entre Brasil e Portugal, bem como ao descobrimento da identidade oculta dos investigados. Com informações da Polícia Federal.