• Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 21 // Abr // 2020
  • 15h33

Prefeitura prorroga decreto e autoriza o funcionamento de comercio varejista, atacadista e outros que vierem a ser definidos em ato expedido pela SESAU

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora prorrogou o nesta terça-feira (21), o decreto de nº 040/2020 e alterou o termo do Decreto que estabelece novas medidas temporárias de prevenção ao contágio e enfrentamento da propagação decorrente do novo Coronavírus (Covid-19) dentro da administração pública, onde fica autorizado o funcionamento de lojas de comércio varejista e Atacadista e estabelecimentos religiosos, seguindo as normas sanitárias atendendo seus clientes na entrada. Para enfrentamento da emergência de saúde decorrente do novo coronavírus, fica determinada a suspensão de funcionamento pelo prazo de 12 dias a contar de 22 de abril a 3 de Maio de 2020 do atendimento presencial ao público nos seguintes estabelecimentos comerciais e atividades: Restaurantes bares e lanchonetes; casas noturnas e similares; clubes e associações recreativas e similares; hotéis e hospedarias para as pessoas oriundas do exterior ou municípios com casos confirmados do novo coronavírus; locais de eventos e similares; quaisquer outros serviços privados de atendimento ao público não expressamente excetuados no presente decreto. Os estabelecimentos comerciais deverão manter fechado aos acessos de público ao seu interior, ficando autorizado o funcionamento exclusivamente de serviços de entrega de restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos de gêneros alimentícios.

O que abre

A suspensão a que se refere o decreto não se aplica aos seguintes estabelecimentos: Serviços de saúde das redes públicas e privadas; farmácias, assistência médica e hospitalar; Supermercados, minimercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos mediante controle de acesso para não gerar aglomeração de pessoas. Loja de venda de alimentos para animais; distribuidora de gás; distribuidores de água e bebidas; padarias; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; tratamento e abastecimento de água; captação e tratamento de esgoto e lixo; processamento de dados ligados a serviços essenciais; segurança privada; serviços funerários; bancos e cooperativas de créditos; posto de combustível; casa de peças, oficinas mecânicas e borracharias; loja de produtos agrícolas e veterinários; distribuidor de produtos disk entrega; loja de materiais de construção; galpões de frutas e verduras; Correios, bancos e correspondentes bancários; casas lotéricas; açougues; serviços de dados e informações-internet; estabelecimentos religiosos; galerias e similares; loja de comércio Varejista e atacadista e outros que vierem a ser definidos em ato expedido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Quais os cuidados

Os estabelecimentos autorizados deverão adotar as seguintes medidas; intensificar as ações de limpeza e higienização, disponibilizar na entrada do estabelecimento  e lugares estratégicos de fácil acesso ao álcool líquido ou gel (70° GL) aos seus clientes e funcionários, que deverão estar obrigatoriamente fazendo uso de EPI’s. Disponibilizar funcionários para organizar e garantir a distância de 2 metros entre as pessoas na parte interna e externa do estabelecimento realizar limpeza de todo ambiente após cada turno de trabalho conforme nota técnica nº 22/2020 da Anvisa.

  • Foto: Divulgação | Cipe Sudoeste
  • 20 // Abr // 2020
  • 20h46

Ônibus que seguia de Paramirim para São Paulo é apreendido em Guanambi

Na manhã desta segunda-feira (20), uma guarnição da Cipe Sudoeste foi solicitada pelo SEINFRA/AGERBA, para verificar denúncia de um ônibus que fazia transporte irregular de passageiros, desrespeitando uma Portaria Estadual que restringe o deslocamento intermunicipal e interestadual de passageiros por conta da pandemia do COVID -19. O ônibus com placa policial KOD 1264, foi interceptado na Cidade de Guanambi e segundo o condutor, estava deslocando da Cidade de Paramirim para Guanambi, mas segundo relatos dos passageiros, o destino final seria São Paulo. O veículo foi apreendido por apresentar documentação irregular e foi apresentado no pátio de um órgão do município e os passageiros foram liberados.

  • Foto: Divulgação | Cipe Sudoeste
  • 20 // Abr // 2020
  • 20h46

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 20 // Abr // 2020
  • 19h51

Livramento: Com academias fechadas praticantes de exercícios físicos buscam novas alternativas

Com a pandemia mundial do novo coronavírus, a orientação de médicos e infectologistas é que as pessoas fiquem em casa para evitar a propagação em massa do vírus. Uma das principais preocupações dos órgãos de saúde é que a Covid-19 pode ser assintomática, ou seja, o indivíduo pode ter o vírus e transmiti-lo sem mesmo saber. Uma das medidas de contenções encontrada foi o isolamento social.  Com isso, muitos tiveram que se adaptar a uma nova rotina. Aulas foram suspensas e comércios fechados. Em Livramento de Nossa Senhora, a decisão da Prefeitura publicada no decreto nº 034/2020 de prevenção ao coronavírus que fecha academias, levou os praticantes de exercícios físicos a buscar novas alternativas.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 20 // Abr // 2020
  • 19h51

A Lagoa do Bairro Estocada, estrada de acesso a UPA24H e a BA-148 que liga Livramento a Rio de Contas, por exemplo, registraram um aumento de 60%. O cuidado principal, no entanto, deve ser com as aglomerações. Muitas pessoas acostumadas a fazer o treino na academia, não viu outra saída que não fosse à caminhada. Apesar de estar ao ar livre ser um diferencial positivo no exercício, o medo de contrair o novo coronavírus continua presente em muitos praticantes de exercícios. Os cuidados agora devem ser com as aglomerações, as atividades físicas desde que realizadas com a companhia de poucas pessoas, não apresentam risco. O correto é que cada um realiza a caminhada um afastado do outro. Cuidados com os equipamentos públicos, no entanto, precisam ser grande. O ideal é levar um álcool em gel, lavar bem as mãos e levar a própria garrafa de água.

  • Foto: Reprodução | Whatsapp
  • 20 // Abr // 2020
  • 12h57

Acidente de trânsito é registrado no centro de Livramento

Um veículo modelo Voyage com placa de Jussiape-Ba colidiu contra um imóvel na noite deste domingo (19), em Livramento de Nossa Senhora. Conforme a Polícia Militar, o acidente aconteceu na Avenida Leônidas Cardoso no centro da cidade. O proprietário do veículo compareceu ao local e informou a PM que entrou em acordo com o proprietário do imóvel atingido se responsabilizando pelos danos. Ninguém ficou ferido. A PM realizou o Registro de Acidente de Trânsito (RAT). Não se sabe o que pode ter levado o condutor do veículo a perda de direção que resultou no acidente.

  • Foto: Reprodução | Whatsapp
  • 20 // Abr // 2020
  • 12h57

  • Foto: Fotos Públicas/NIAID
  • 20 // Abr // 2020
  • 08h19

Bahia contabiliza 1.249 pacientes infectados pelo coronavírus e 45 mortes

A Bahia registrou, nas últimas horas, mais 19 novos casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado na noite deste domingo (19). O número total de infectados é de 1249. A Sesab também confirmou a 45ª morte de paciente com a Covid-19 no estado. Os óbitos foram registrados nos municípios de Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (2); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos é residente do Rio de Janeiro; Salvador (22); Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Os dois últimos óbitos foram de registrados em Salvador. No primeiro caso, trata-se de um homem de 80 anos, que faleceu no dia 17 e teve a confirmação de Covid-19 no dia 18. O segundo registro é de uma mulher de 82 anos, que apresentava comorbidades. A Secretaria também corrigiu um erro cometido na contabilização dos casos. Segundo o órgão, o paciente registrado como 41º óbito do estado era, na verdade, o mesmo caso da 27ª morte, que havia sido duplicado pela própria Sesab no sistema de controle. Ao todo, 321 pessoas estão recuperadas e 138 encontram-se internadas, sendo 50 em UTI. Até o momento, 5.294 casos foram descartados. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (19) e representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. Os casos confirmados estão distribuídos em 92 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,01%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Uruçuca (633,56), Gongogi (561,17), Barra do Rocha (525,03), Itapebi (487,38), e Ilhéus (406,59).

  • Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  • 20 // Abr // 2020
  • 08h08

Caixa paga nesta segunda 1ª parcela de auxílio para inscritos em site ou app

O governo paga nesta segunda-feira (20) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para 4,2 milhões de pessoas que se inscreveram por meio do aplicativo da Caixa ou pelo site e receberão nas poupanças digitais da Caixa abertas automaticamente ao fazer o cadastro. O pagamento para quem se inscreveu por esses meios começou na sexta-feira (17). Segundo o calendário divulgado pela Caixa, desse grupo, já receberam 3,4 milhões de pessoas com poupança na Caixa, e 1,4 milhão com contas em outros bancos. A inscrição por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (para sistema Android e iOS), ou pelo site da Caixa, ainda está disponível para quem se enquadra nos critérios para receber o benefício. A inscrição por meio dessas plataformas só é necessária para quem não estava no Cadastro Único até 20 de março, nem recebe o Bolsa Família.

Pagamento para quem tem Bolsa Família, último dígito 3

Nesta segunda-feira também será pago o valor para 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família com último dígito do NIS igual a 3. Os benefícios não vão ser acumulados. A pessoa receberá o que for de maior valor entre o Bolsa Família e o auxílio emergencial. Para quem está no Bolsa Família, o auxílio emergencial vai seguir o calendário do programa. O pagamento começou na quinta-feira (17), pelos que têm último dígito do NIS igual a 1. Na sexta-feira, receberam os de dígito 2.

Os demais recebem nos seguintes dias:

Quarta-feira (22): último digito do NIS é igual a 4
Quinta-feira (23): último digito do NIS é igual a 5
Sexta-feira (24): último digito do NIS é igual a 6
Segunda-feira (27): último digito do NIS é igual a 7
Terça-feira (28): último digito do NIS é igual a 8
Quarta-feira (29): último digito do NIS é igual a 9
Quinta-feira (30): último digito do NIS é igual a 0

  • Foto: Divulgação | Polícia Militar
  • 20 // Abr // 2020
  • 07h41

Iuiú: Homem é preso em flagrante por posse irregular de arma ou munições

No último sábado (18) a guarnição da CAESG 02, em rondas ostensivas na cidade de Iuiú, recebeu ligação via celular funcional dando conta que um indivíduo recém chegado de Brasília sempre trazia armas para comercializar na região, com base nas informações a guarnição empreendeu diligência e ao chegar ao local, abordou o indivíduo e após franqueada a entrada em sua residência e feita busca domiciliar, foi encontrado um revólver de Airsoft porém municiado com seis cartuchos intactos e reais de calibre 38 que o acusado usava como sendo arma de fogo. Diante dos fatos foi conduzido e apresentado no plantão central da Delegacia territorial de Guanambi onde foi autuado em flagrante pelo crime previsto na Lei 10826 Art. 12, Posse irregular de arma ou munições de uso permitido.

  • Foto: Divulgação/SSP-BA
  • 19 // Abr // 2020
  • 17h33

Cão farejador acha 1,5 tonelada de maconha em caminhão e motorista é preso na Bahia

Um caminhoneiro foi preso ao transportar 1,5 tonelada de maconha, na sexta-feira (17), na BR-135, nas proximidades do Povoado de Malhadinha, zona rural do município de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o flagrante ocorreu após alerta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sobre um veículo que havia passado pelo município de Barreiras, em atitude suspeita, e seguiu sentido a divisa com o estado do Piauí. Segundo informações da SPP, equipes da 86ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) conseguiram alcançar o caminhão, nas proximidades do Povoado de Malhadinha, e perceberam o nervosismo do condutor do veículo, mesmo com a carroceria do caminhão aparentando estar vazia. O órgão informou que ao desconfiar do motorista, os policiais chamaram o Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Rondesp Oeste e a cadela Kessi. Durante varredura, a pastor alemão indicou algo estranho em um dos lados do veículo e chegou a fazer um furo na estrutura. Nesse local, os militares estaduais e os rodoviários federais encontraram 1,5 tonelada de maconha prensada, dividida em tabletes. Ainda segundo a SSP, o motorista, preso em flagrante, e a droga foram apresentados na Delegacia Territorial de Barreiras. Durante conversa preliminar, o criminoso informou que recebeu R$ 15 mil para transportar a maconha do Paraná até a cidade de Picos, no Piauí.

  • Foto: Reprodução
  • 18 // Abr // 2020
  • 09h53

Cordeiros: Homem é preso por receptação, Furto de Veículo e Tráfico de drogas

Na última sexta-feira (17), policias da 80ª CIPM receberam uma denúncia anônima que um indivíduo estava praticando desmanche de veículos no fundo de sua residência, situada na zona rural de Cordeiros, acrescentando  que havia motos furtadas no local. Assim, com o apoio de policiais de Condeúba, os militares dirigiram-se para o lugar informado, onde localizaram o suspeito, em posse de duas motos adulteradas. Durante buscas no imóvel, com a devida permissão da genitora do indivíduo, os policiais encontraram uma pequena quantidade de substância análoga à maconha, que segundo ele, era para uso próprio. Diante disso, o indivíduo foi conduzido, juntamente com o material apreendido, e apresentado na delegacia de Condeúba.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 17 // Abr // 2020
  • 12h51

Em entrevista, prefeito e secretário de saúde de Livramento fala sobre o primeiro caso confirmado da covid-19 no município

No começo da tarde desta sexta-feira dia (17) o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho Ribeiro e o secretário de saúde Gerardo Junior, concederam entrevista ao jornal da 88 FM onde confirmaram o primeiro caso do Covid-19 no município. O prefeito informou que o homem testado positivo não é do município, porém, manteve contato com familiares e também esteve na residência da sogra. “A esposa dele é daqui e ele e a família esteve na casa da sogra e no sábado dia (11) essa pessoa deu entrada na UPA24h com o sintomas da Covid-19. Na segunda-feira (13) a gente fez o teste e no próprio dia (13) ele retornou para sua cidade não aguardando o resultado, hoje saiu o resultado e informamos a ele que deu positivo”. Disse o prefeito. Já o secretário de saúde de Gerardo Junior, informou que todas as providências estão sendo tomadas e que todas as pessoas na qual a pessoa testada positivo manteve contato terão amostras coletadas e também irão ser analisadas e reforçou pedindo a todos que fique em casa. A redação do Blog Regional, teve acesso a um relatório que informa se tratar de um paciente de 40 anos com histórico de viagem para área de risco covid-19, Curitiba e São Paulo. A Secretaria de Saúde Fez contato com paciente onde o mesmo relatou está sentindo bem sem sintomas e seguindo com isolamento social em sua residência no Povoado de Ibiajara em no município de Rio do Pires.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 17 // Abr // 2020
  • 11h11

Livramento tem um caso confirmado do Novo Coronavírus

A secretária de Saúde de Livramento irá se pronunciar dentro de algumas horas sobre o primeiro  caso Confirmado do COVID-19. Segundo informações apuradas pelo Blog Regional, o resultado foi liberado na manhã desta sexta-feira (17), pela SESAB. O paciente encontra-se  em isolamento domiciliar conforme o protocolo de Vigilância em Saúde. Maiores informações a qualquer momento.

  • Foto: Divulgação
  • 16 // Abr // 2020
  • 17h25

Livramento: Secretário de saúde se reúne com representantes de academias

Devido aos Decretos publicados para evitar aglomerações e, consequentemente, a propagação do COVID-19, as academias de musculação, artes marciais etc. estão fechadas. Proprietários desses estabelecimentos se reuniram com o Secretário de Saúde – Gerardo Jr., na manhã desta quinta-feira (16/04/2020), no Centro Administrativo. Gerardo explicou para os presentes, que além das medidas serem as que são orientadas pelos órgãos de saúde (OMS e Ministério da Saúde), o Ministério Público está cobrando que essas medidas sejam tomadas e mantidas pelos municípios, inclusive, com possibilidade de abertura de processo de improbidade administrativa. Porém o gestor da pasta, falou que a equipe da secretaria vai preparar um plano de ação para esse setor e submeterá a apreciação do MP para, juntos, tomarem a melhor decisão para a situação. Gerardo ressaltou que o apoio e entendimento do Ministério Público é fundamental para tomadas de decisões.

  • Foto: Divulgação
  • 16 // Abr // 2020
  • 17h25

  • Foto: Divulgação | SSP-BA
  • 16 // Abr // 2020
  • 17h09

Chapada Diamantina: Operação localiza quadrilha que praticava sequestros

Seis criminosos foram localizados durante ação conjunta das polícias Militar e Civil realizada na manhã de quarta-feira (15), nos municípios de Lapão, Carfanaum, Bonito e Souto Soares, situados na região da Chapada Diamantina. O bando atuava com extorsão mediante sequestro em Irecê e municípios adjacentes e foi encontrado durante cumprimentos de mandados de prisão expedidos pela Vara Criminal da comarca de Lapão. "Eles possuem envolvimento com alguns crimes desta modalidade ocorridos em 2019 e em março deste ano. Preparamos as equipes e, em parceria com PM, conseguimos localizar maior parte da quadrilha", contou o coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê), delegado Almir Fernandes. "Na ação, quatro criminosos foram capturados e encaminhados à 14ª Coorpin. Outros dois comparsas resistiram a prisão atirando contra as equipes, ficaram feridos e não resistiram. Um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12 e munições foram apreendidos", disse o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez. Participaram da operação integrantes das 13ª e 14ª Coorpins, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Coordenação de Operações Especiais (COE), das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes Semiárido e Chapada), do 7º Batalhão da PM e da Rondesp Chapada.

  • Foto: Isac Nóbrega | PR
  • 16 // Abr // 2020
  • 16h59

Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta é demitido pelo presidente Jair Bolsonaro

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta comunicou nesta quinta-feira (16) , em uma rede social, que foi demitido pelo  presidente Jair Bolsonaro."Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar", escreveu Mandetta. "Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país", prosseguiu. De acordo com informações do G1, ex-deputado federal, Mandetta estava à frente da pasta desde o início do governo, em janeiro de 2019, e ganhou maior visibilidade com a crise provocada pelo novo coronavírus. Na tarde desta quinta, Mandetta foi chamado ao Planalto para uma última reunião com Jair Bolsonaro. Nas últimas semanas, contudo, Bolsonaro e Mandetta tiveram divergências públicas em razão das estratégias para conter a velocidade do contágio da Covid-19, doença provocada pelo vírus. Em coletiva nesta quarta (15), no Palácio do Planalto, o então ministro da Saúde disse que era claro o "descompasso" entre a pasta e as orientações do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Mandetta, pessoas cotadas para a sucessão no cargo chegaram a ligar para ele em busca de aconselhamento. Na entrevista, o ministro também disse que a equipe montada por ele e empossada em 2019 trabalharia em conjunto, e ajudaria na transição para evitar uma ruptura na política contra a Covid-19.

  • Foto: Reprodução
  • 15 // Abr // 2020
  • 11h19

Mortugaba: Homem é morto a tiros na noite de terça-feira (14)

Na noite de terça-feira (14), uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência em que um cidadão havia sofrido um atentado por arma de fogo, no bairro Santo Antônio, na cidade de Mortugaba. De posse das informações, a guarnição deslocou-se para checar a veracidade do quanto informado e lá chegando, verificou que, de fato, um indivíduo, até então não identificado, tinha sido atingido por disparos de arma de fogo e que a vítima havia sido socorrida e conduzida por uma ambulância, para o hospital Municipal de Mortugaba, onde acabou falecendo em decorrência dos ferimentos.