Histórico de Out/2022

  • Foto: Wilker Porto - Agora Sudoeste
  • 23 // Out // 2022
  • 16h00

Faltam 7 dias: eleitor pode baixar o e-Título para usar no 2º turno

O 2º turno das Eleições Gerais já se aproxima e a Justiça Eleitoral lembra aos cidadãos que, na hora de votar, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Para aqueles que já realizaram o cadastramento biométrico, o e-Título, versão digital do título de eleitor, poderá ser utilizado. Se você ainda não baixou o aplicativo, poderá fazê-lo gratuitamente por meio das lojas virtuais Apple Store e Google Play. É importante lembrar que o documento digital não poderá ser expedido no próximo dia 30 de outubro, data da votação. Além da possibilidade de ser utilizado como documento de identificação no momento do voto, o e-Título oferece uma série de serviços, como a consulta ao local de votação; a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; emissão de guia para o pagamento de multas; justificativa eleitoral, entre outros. Além do e-Título, outros documentos também são aceitos para o acesso à seção de votação, a exemplo de: carteira de identidade, carteira nacional de habilitação (CNH), identidade social, passaporte e carteira de categoria profissional reconhecida por lei. Documentos como certidão de nascimento ou de casamento não serão aceitos. A Resolução TSE nº 23.669/2021, que trata dos atos gerais do processo eleitoral, lista os documentos que podem ser apresentados como forma de comprovação da identidade da eleitora ou eleitor no dia da votação. São eles: - carteira de identidade (RG); - identidade social; - passaporte ou outro documento de valor legal equivalente; - carteira de categoria profissional reconhecida por lei; - certificado de reservista; - carteira de trabalho; - carteira nacional de habilitação. 

  • Foto: Reprodução
  • 23 // Out // 2022
  • 15h00

TSE aprova devolução de 116 direitos de resposta a Lula em propaganda de Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, aprovou o direito de devolver ao candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, o direito de resposta no tempo de propaganda eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em decisão de sábado (22), Lula agora tem direito a 24 inserções de 30 segundo durante a propaganda eleitoral televisiva do adversário. Ao todo, o TSE concedeu um total de 116 direitos de respostas. Por volta das 11h40 deste sábado, seis ministros haviam julgado parcialmente procedente o pedido do petista durante julgamento do plenário virtual da Corte. A decisão foi referendada pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e pelos ministros Ricardo Lewandowski, Sergio Banhos, Maria Cláudia Bucchianeri, Benedito Gonçalves e Cármen Lúcia. Faltava votar o ministro Raul Araújo.

Entenda 
O direito de resposta havia sido concedido pela ministra Maria Cláudia Bucchianeri, inicialmente era de 164 inserções, A pedido da coligação de Lula, na última quarta-feira (19), em razão do teor de peças veiculadas pela campanha de Bolsonaro entre os dias 11 e 17 de outubro. No material, o petista era  associado à criminalidade ao usar dados da votação em alguns presídios. No entanto, a decisão foi suspensa no dia seguinte, na quinta-feira (20) , após pedido da campanha de Jair Bolsonaro, e decidiu levar o caso para uma análise colegiada dos membros do TSE.

  • Foto: Reprodução
  • 23 // Out // 2022
  • 12h00

Bahia vai contar com 137 mil mesários no 2° turno das eleições

O segundo turno das eleições 2022, que acontece no próximo domingo (30), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deverá contar com a colaboração de mais de 137 mil mesários. No estado, são cerca de 34 mil seções, distribuídas nos mais de nove mil locais de votação. Segundo informações do TRE-BA, aqueles que atuaram no 1º turno deverão retornar às respectivas seções eleitorais. Este ano, das 137.801 pessoas chamadas para o trabalho, 37.162 (27%) pertencem ao cadastro de voluntários.
 
Ausências
Conforme a página de estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do total de 137.801 mesários convocados pelo Regional baiano no 1º turno do pleito, 3.040 (2,21%) faltaram aos trabalhos eleitorais no dia 2 de outubro. Esses deverão justificar ausência até o dia 1º de dezembro, quando finda o prazo de 30 dias previsto no artigo 124 do Código Eleitoral. Os que não compareceram ao 1º turno poderão ainda participar do segundo turno das eleições. A falta não justificada do mesário caracteriza uma infração administrativa, que pode ensejar o pagamento de uma multa que pode variar entre 50% a 100% do valor do salário mínimo vigente - R$ 1.212. O valor exato será estabelecido por um juiz eleitoral. Se o mesário não justificar a ausência nos dois turnos das eleições, a multa será aplicada em dobro.

  • Foto: Reprodução
  • 23 // Out // 2022
  • 10h00

Pesquisa AtlasIntel consolida vitória de Jerônimo com 54% dos votos válidos

A nova rodada da pesquisa AtlasIntel mostra a tendência de vitória do candidato petista Jerônimo Rodrigues, ao governo da Bahia. O levantamento contratado pelo jornal A Tarde, aponta que Jerônimo Rodrigues tem 54,8% dos votos válidos neste segundo turno, enquanto seu adversário, ACM Neto (UB), aparece com 45,2%. Especialistas apontam que a pesquisa revela a manutenção do petista à frente do candidato adversário e os mesmos 10 pontos de vantagem em relação ao último levantamento. A pesquisa foi realizada com 2 mil pessoas entre os dias 18 e 22 de outubro. 

 

  • Foto: Reprodução
  • 22 // Out // 2022
  • 23h45

Morre prefeito de Ibiassucê, Adauto Prates

O prefeito de Ibiassucê, Francisco Adauto Rebouças Prates (União Brasil), morreu neste sábado (22), aos 75 anos, vítima de um infarto fulminante. A família ainda não divulgou horário de velório e sepultamento.  O vice-prefeito Emanuel Fernando Alves Cardoso (MDB), o Nando, decretou luto oficial de 5 dias. Adauto estava em seu quarto mandato a frente do município. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou a morte de Prates. “Recebo com pesar a notícia do falecimento do prefeito de Ibiassucê, Adauto Prates. Quero meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e a toda a população do município”, escreveu o chefe do executivo baiano no Twitter. O ex-prefeito de Salvador e correligionário, ACM Neto também mostrou consternação com a morte. “Perdi um grande amigo, um político exemplar que amava a sua terra e a Bahia. Em mais de quatro décadas de vida pública, Adauto Prates sempre trabalhou pelo desenvolvimento de Ibiassucê e de toda a região”, afirmou ACM Neto.

  • Foto: Reprodução
  • 22 // Out // 2022
  • 15h30

Ministra do TSE suspende direitos de resposta para Lula em inserções de Bolsonaro

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Claudia Bucchianieri acolheu recursos pedidos pela campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) e suspendeu, na noite desta quinta-feira, 20, os direitos de resposta concedidos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que totalizam 164 inserções de 30 segundos no que seria originalmente parte do programa televisivo do chefe do Executivo. Como efeito, Bolsonaro pode veicular suas inserções no horário político gratuito. Bucchianieri dividiu a responsabilidade com a turma de juízes da Corte e abriu um prazo de 24 horas para que as campanhas de Lula e Bolsonaro se manifestem. Uma representação da Coligação Brasil da Esperança aponta suposta veiculação de desinformação e ofensas contra a honra da coligação e de Lula em diferentes inserções da campanha de Bolsonaro na TV ao longo de sete dias. Algumas das peças associam o petista à criminalidade. Somadas, as inserções podem chegar a mais de 1h concedida a campanha do ex-presidente. 

  • Foto: Divulgação
  • 22 // Out // 2022
  • 14h00

Grupos acionam TSE e acusam irregularidades na votação do 1º turno brasileiro nos EUA

Grupos brasileiros de esquerda nos Estados Unidos acionaram nesta quinta-feira (20) o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e consulados no país para denunciar irregularidades nos locais de votação do primeiro turno da eleição presidencial, no último dia 2. Foram elencados atos de violência verbal e física por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), ameaças, transporte irregular de eleitores, restrição de fiscais nas seções e a presença de carros de som nos colégios eleitorais, entre outros pontos. Além do TSE, o documento foi entregue ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (que cuida da eleição no exterior), à Secretaria de Assuntos Consulares, Cooperação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores e aos cônsules do Brasil em Atlanta, Boston, Chicago, Hartford, Houston, Los Angeles, Miami, Nova York, San Francisco e Washington. A carta é assinada pelo comitê Defend Democracy in Brazil, pela US Network for Democracy in Brazil e por grupos locais de estados como Nova York, Texas, Califórnia e Flórida. Neste último, o grupo aponta que observou o transporte irregular de eleitores de Bolsonaro em ônibus e vans, que teria sido organizado e financiado por igrejas locais. Segundo os denunciantes, os passageiros estavam caracterizados com símbolos do presidente e hostilizavam apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O transporte de eleitores é proibido pela legislação eleitoral brasileira, a não ser que seja organizado pela Justiça, sob pena de quatro a seis anos de reclusão. Segundo a denúncia, houve também um episódio de agressão física em Orlando, registrado pela polícia local. Em Miami e Nova York foram registrados carros de som com propaganda favorável a Bolsonaro dentro do perímetro de votação. Carros de som e alto-falantes não são permitidos entre as 22h da véspera da votação até o fim do pleito. Segundo os grupos, em Nova York ainda houve registro de intimidação, inclusive com carros cobertos de adesivos de Bolsonaro acelerando de forma ameaçadora em direção a pedestres. Nesse caso, a polícia local precisou isolar a área. Na cidade, segundo o documento, também houve eleitores tirando fotos dentro da seção eleitoral. Em Los Angeles, os grupos denunciam ainda casos de boca de urna, outra prática vetada pela lei. Uma reclamação constante em diferentes cidades foi em relação ao tamanho das filas, que chegavam a durar horas sobretudo nos maiores colégios eleitorais, como Boston e Miami. "Solicitamos às autoridades responsáveis pelos locais de votação dos brasileiros no exterior, em especial nos Estados Unidos, que tomem todas as medidas ao seu alcance para assegurar o livre exercício do direito ao voto segundo o princípio democrático", diz o documento. "É de responsabilidade de toda a rede consular assegurar eleições livres, justas, sem violência ou quaisquer outras formas de intimidação política." O grupo afirma que ainda não teve resposta. Bolsonaro venceu Lula em todos os colégios eleitorais mais expressivos dos EUA. Em Miami, no maior deles, teve 74,3% dos votos, contra 16,2% do ex-presidente; Boston registrou 69,9% a 23%. Em Nova York, a diferença foi menor, mas ainda assim a favor do atual presidente, com 46,3%, contra 42,9% do petista. No primeiro turno, filas foram vistas também em muitas cidades brasileiras e colégios eleitorais no exterior –Londres, Milão, Berlim e Paris registraram filas de até três horas, e alguns locais precisaram prorrogar o horário de votação. Em Lisboa houve troca de provocações entre apoiadores de Lula e Bolsonaro e a impugnação de uma urna após um eleitor, identificado como bolsonarista, votar duas vezes. O consulado do Brasil na capital portuguesa informou que a estrutura para o segundo turno será reforçada. Nos EUA, as representações de Miami e Washington não preveem mudanças para a votação do próximo dia 30. 

  • Foto: Reprodução
  • 22 // Out // 2022
  • 11h00

ACM Neto lidera votação entre homens e evangélicos, revela Ipec

A nova rodada de pesquisa do Instituto em Pesquisa e Consultoria (Ipec), antigo Ibope, revela que ACM Neto (União Brasil) lidera os votos de homens e evangélicos. Entre os homens ACM Neto lidera com 47% contra 45% de Jerônimo Rodrigues (PT). Entre as mulheres, no entanto, quem lidera é Jerônimo com 50% contra 43%. O ex-prefeito de Salvador tem ainda 64% das intenções de voto contra 30% do petista entre os evangélicos. Já os católicos votam no ex-secretário estadual da Educação: 57% a 36%. O Ipec ouviu 1.504 pessoas, entre os dias 20 e 22 de setembro, em 72 cidades do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA – 05576/2022 (TRE) e BR – 04999/2022 (TSE). 

  • Foto: Reprodução
  • 22 // Out // 2022
  • 09h30

Crimes eleitorais: denúncias poderão ser realizadas no telefone 191 a partir deste sábado (22)

A partir deste sábado (22), denúncias de crimes eleitorais poderão ser realizadas através do telefone 191, utilizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O anúncio foi feito pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública. De acordo com o ministério, o PRF continuará atendendo ocorrências nas rodovias, entretanto, a equipe da instituição será reforçada já pensando na possibilidade de um maior fluxo de ligações por conta das chamadas relacionadas a abusos eleitorais Ligando para o número, os cidadãos poderão denunciar casos de boca de urna, compra de votos, transporte ilegal de eleitores e porte irregular de arma. Além disso, a população também poderá realizar alertas sobre quedas de energia, alagamentos e demais incidentes que tenham a possibilidade de atrapalhar o 2° turno das eleições.

  • Foto: Ulisses Dumas
  • 22 // Out // 2022
  • 08h30

Em Lauro de Freitas, Dilma destaca a importância de a Bahia eleger Jerônimo governador

A ex-presidente Dilma Rousseff destacou na noite da sexta-feira, 21, durante comício realizado em Lauro de Freitas a importância de os baianos elegerem o candidato do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e seu vice, Geraldo Júnior, ao Governo do Estado. Dilma participou da atividade da campanha ao lado de Geraldo Júnior, do senador reeleito Otto Alencar (PSD), do senador Jaques Wagner, da prefeita Moema Gramacho e de deputados e deputadas federais e estaduais. “A eleição de Jerônimo e Geraldinho é essencial. De hoje até o dia 30 vamos virar voto. Vocês podem. vocês podem, o que é muito”, afirmou Dilma para a multidão que lotou o condomínio residencial Dona Lindu, do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. A ex-presidente falou também sobre a importância dos moradores do município da Região Metropolitana votarem em Lula para presidente do Brasil. Durante seu discurso no comício, Dilma fez questão de agradecer aos baianos pela sua eleição como presidente do Brasil. “Foi por causa dos votos do povo baiano que eu me elegi presidente, foram os votos que recebi aqui na Bahia, em uma eleição muito difícil que todo mundo dizia que não ia dar e deu, deu porque a Bahia votou em mim”, disse, ao enfatizar: “ A Bahia tem um significado muito grande para o resto o brasil. Eu não sou baiana, mas cada vez que venho aqui na Bahia eu fico encantada com uma coisa que contagia que é essa energia de vocês, que é essa força de vocês. Esse povo que foi o povo que sempre lutou pela independência desse país e pela democracia. Então, eu respeito enormemente a Bahia”. Dilma falou ainda sobre o orgulho do programa Minha Casa, Minha Vida, que na Bahia contou com as parcerias de Jaques Wagner e Rui Costa. “Eu me orgulho muito do Minha Casa, Minha Vida porque eu acredito na família, porque eu acho que é na família brasileira, baiana, mineira, gaúcha, nordestina, sulista, do centro oeste, aqui está o futuro do brasil. Aqui estão os jovens, os adolescentes. Quando nós assumimos o governo, nós demos prioridade à família, não como esses que falam que são a favor da família, mas só falam, não fazem nada a favor da família. Pelo contrário, fazem contra a família”, destacou a ex-presidente. 

  • Foto: Reprodução
  • 21 // Out // 2022
  • 18h00

Nova lei prevê multa para veículo com bolhas em insulfilm; veja o que muda

Uma recente resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) mudou algumas regras sobre uso de películas em vidros de veículos. Por isso, motoristas precisam ficar atentos. Uma das principais mudanças é que o proprietário poderá ser multado se o insulfilm de áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo tiverem bolhas de ar, o que pode deixar a imagem turva e dificultar visão e direção. Áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade são o para-brisa e os vidros laterais dianteiros, estes, inclusive, por causa da visualização dos espelhos retrovisores. Bolhas no vidro traseiro não são passíveis de multa, segundo o advogado Antonio José Dias Junior, coordenador da Comissão de Direito do Trânsito da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo, desde que o veículo tenha os retrovisores externos, o que também é obrigatório por lei. Igualmente não há punição se o problema ocorrer vidros laterais traseiros, diz o advogado. Bolhas indicam baixa qualidade do material ou falhas na instalação. A durabilidade das películas automotivas normalmente é de dois a três anos. O sinal de que chegou a hora de trocar é a alteração de cor ou as próprias bolhas. Segundo a resolução, em vigor desde 1º de junho, a transmitância luminosa, ou seja, a visualização, não pode ser inferior a 70% no caso de para-brisa e vidros laterais dianteiros.

  • Foto: Reprodução
  • 21 // Out // 2022
  • 17h00

TSE recebe mais de 500 alertas de fake news por dia no segundo turno

Os primeiros onze dias do segundo turno das eleições concentram quase  metade dos alertas de fake news de todo o período eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, foram mais de 500 alertas de notícias falsas por dia. Entre os dias 2 e 13 de outubro, a instância acumulou 5.869 registros, de acordo com apuração do G1. O TSE repassou para análise das redes sociais na campanha deste ano 12.573 casos com suspeita de desinformação, é um crescimento de 1.671% comparando às eleições municipais de 2020, em que houve registro de 752 encaminhamentos. As plataformas adotaram providências como retirada ou suspensão em 57% dos casos graves, após alerta.

  • Foto: Reprodução
  • 21 // Out // 2022
  • 16h00

Bolsonaro declara apoio a ACM Neto e não descarta acordo entre eles

O presidente e candidato à reeleição, Bolsonaro (PL), declarou apoio à ACM Neto (UB), candidato ao governo do Estado da Bahia, e não descartou a possibilidade de acordo entre os dois. O anúncio aconteceu na noite de quinta-feira (20), durante uma entrevista ao podcast Inteligência Ltda. “Talvez façamos um acordo com ACM Neto, se bem que  eu apoio ACM Neto, independente de querer ou não fazer acordo comigo, afinal de contas, o outro lado é o PT, e onde tem PT,  eu tô do outro lado”, disse o candidato à reeleição.  Apesar de ter apoio Bolsonaro em 2018, até o momento, ACM Neto não declarou apoio a nenhum dos candidatos à presidência e defende que sua gestão independe de quem ganhará as eleições. Recentemente, Raíssa Soares, apoiadora de Bolsonaro na Bahia, também oficializou seu apoio à ACM Neto. A entrevista com Bolsonaro chegou a mais de 1,7 milhão de internautas simultâneos acompanhando a transmissão pelo YouTube, ultrapassando o recorde que havia sido batido pelo petista em entrevista ao Flow Podcast, quando alcançou a marca de mais 1 milhão de views.

  • Foto: Divulgação
  • 21 // Out // 2022
  • 13h00

Datafolha: 95% afirmam que devem votar no segundo turno; 2% pretendem faltar

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na quarta-feira (19), mostra que a maioria dos brasileiros está disposta a ir votar no segundo turno destas eleições presidências, que acontecerá em 30 de outubro. 95% indicam, com certeza, que irão comparecer às urnas e 2% indicam que talvez votarão. Outros 2% responderam que não pretendem votar. Entre os que declaram voto em Lula, 96% dizem que irão votar com certeza, 3% talvez e 1% não pretendem votar. No caso dos eleitores de Bolsonaro, 97% afirmam que irão às urnas, 1% talvez e 1% não pretendem votar. No primeiro turno, o número de abstenções chegou a 32,7 milhões (20,9% dos eleitores).

  • Foto: Reprodução
  • 21 // Out // 2022
  • 11h00

Paraná Pesquisas: Lula e Bolsonaro tecnicamente empatados no segundo turno

O instituto Paraná Pesquisas publicou, na quinta-feira (20), um novo levantamento para o segundo turno presidencial, no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecem empatados tecnicamente, com uma pequena vantagem numérica a favor do petista. De acordo com a pesquisa, Lula tem 46,9% das intenções de voto no cenário estimulado, contra 44,5% de Bolsonaro. Brancos e nulos somam 5% da preferência dos brasileiros, enquanto 3,6% não soube ou não respondeu. Considerando apenas os votos válidos – quando brancos, nulos e indecisos são descartados –, Lula chega a 51,3%, enquanto Bolsonaro tem 48,7%. O Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 2.020 eleitores em 160 municípios brasileiros, entre os dias 15 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-02276/2022.